TRE-RN realiza 1ª edição da Feira de Produtos Orgânicos
A Feira é aberta à comunidade e atende critérios da política de sustentabilidade desenvolvidas pelo Regional
Ocorreu hoje (23), das 7 às 10h da manhã, a 1ª Feira de Agricultura Familiar do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). A Feira acontecerá a cada duas semanas, às sextas-feiras, das 7h às 10h, no estacionamento do Cartório Eleitoral da capital (Av. Rui Barbosa, 215, Tirol). Trata-se de uma realização que faz parte do Programa Mais Mercados, criado com o objetivo de fomentar e fortalecer a agricultura familiar.
Ações como essa são voltadas para ampliar a oferta de alimentos saudáveis por meio de apoio e implantação de feiras e mercados públicos, e ainda a inserção via mercado atacadista para inserir a agricultura familiar em supermercados, restaurantes e outras empresas de preparo de alimentos.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF), Alexandre de Oliveira, explicou a importância do Programa Mais Mercados e o Projeto Feiras da Agricultura Familiar como um espaço onde as famílias produtoras rurais interagem com os consumidores urbanos, que por sua vez, têm a oportunidade de adquirir produtos orgânicos e ter uma alimentação saudável.
“O nosso principal ponto de comercialização aqui em Natal é o Mercado da Agricultura Familiar, que funciona de forma ampla, com artesanato e restaurantes. Inclusive todo sábado tem forró, acessibilizando a cultura. A nossa meta, esse ano, é instalar 70 feiras em 70 municípios do Rio Grande do Norte. E agradecemos a disposição do desembargador Cornélio Alves, em ceder esse espaço do TRE-RN para que nossos agricultores possam comercializar seus produtos em mais um ponto da cidade”, acrescentou Alexandre de Oliveira.
A Feira contou com a participação de expositores de Macaíba, Maxaranguape e Vera Cruz, que trazem ainda a produção de outros agricultores de cooperativas de todas as regiões do Estado.
“Foi uma mão na roda o TRE trazer essa feirinha de alimentos orgânicos, sem agrotóxicos. Sempre fui atrás dos orgânicos em mercados mais distantes. Por morar aqui perto, é uma enorme conveniência para mim poder comprar alimentos de qualidade direto dos agricultores familiares sem ter que me deslocar para longe”, destacou Verônica Gurgel, dona de casa.
Jerusa Vieira, uma das estagiárias do TRE-RN, também prestigiou a feirinha orgânica. "Comprei acerolas bem vermelhinhas, bananas e limões. Para uma alimentação mais saudável, frutas são essenciais", comentou a estagiária. A servidora Fernanda Figueiredo, por sua vez, garantiu a feira do seu lar para a semana. "Adquiri alimentos como ovos caipira, macaxeira e castanhas que vão durar toda a semana”, relatou ela.
“Firmamos essa parceria com a Sedraf porque a política de produção de alimentos orgânicos está alinhada com o desenvolvimento de ações de sustentabilidade que nós já desenvolvemos no Tribunal. Nosso objetivo é ter o engajamento dos servidores, apoiando em todos os aspectos, ações que envolvem o cuidado com o meio ambiente. Além disso, esse não é só um ponto de compra e venda, mas de socialização entre servidores e convívio com a realidade dos produtores rurais”, complementou a secretária de Gestão de Pessoas do TRE-RN, Cláudia Marinho.