Diplomação e posse dos Jovens Parlamentares de Jandaíra
Os nove estudantes eleitos para os cargos, são representantes de duas escolas públicas do município
Durante sessão solene nesta quarta(24), realizada no plenário da Câmara Municipal de Jandaíra, foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral TRE-RN) e empossados pelo Poder Legislativo, os nove vereadores jovens eleitos no dia 16 de maio. A cerimônia de posse foi acompanhada por pais, professores e pelos nove vereadores do município, que acompanharão os mandatos dos mais jovens.
Além disso, estiveram presentes compondo a mesa: o presidente da Câmara Municipal, o vereador Severino Matias; a juíza do TRE-RN e diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TER-RN), Ticiana Nobre; os promotores de justiça Leonardo Dantas Nagashima e Mariana Barbalho; o chefe de cartório da 62ª zona eleitoral, Fernando Soares; o pároco da cidade, padre Wagner Melo; a representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN) seccional do Mato Grande, Irandy Angélica Aguiar; o chefe de gabinete da prefeitura de Jandaíra, Reginaldo Vitorino; o secretário de educação de Jandaíra, José Cláudio Quirino; a diretora da 16ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), Romeyka de Andrade e o diretor da Escola da Assembleia Legislativa do RN, João Maria Lima.
As eleições ocorreram com apoio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TER/RN), com o uso das urnas eletrônicos para o processo de escolha dos parlamentares. Foram diplomados e empossados os jovens representantes de duas escolas do município. A Escola Estadual Professora Maria Conceição Messias e a Escola Municipa Prefeito José Maria dos Santos elegeram os estudantes: Joandson Rodrigues; Clara Souza; Hávila Dantas; Antonny Matheus: Luiz Fernando; Talles Câmara; Emmilly Vitória; Fernanda Cemilly e Richardson Bezerra.
Clara Souza, eleita pelo partido da Educação, disse que pretende defender a presença das mulheres na política local, visto que no Legislativo do município só a presença de homens. “Eu pretendo proteger a igualdade da mulher na política. Hoje temos uma bancada formada apenas por vereadores homens”, defendeu a jovem parlamentar.
Discursos das autoridades
Os jovens vereadores foram incentivados a se interessarem pelos problemas da comunidade e lembrarem do compromisso de defenderem políticas públicas que envolvam os jovens. O secretário de educação José Cláudio Quirino lembrou-os de que: “Quem ganha com esse Projeto, são todos os jandairenses - os que moram na cidade ou na zona rural - e principalmente os nossos alunos que estão envolvidos diretamente nesse processo. Vocês tem agora o dever de lutar pelos direitos das mulheres, dos negros; lutar para todos termos as mesmas oportunidades. Temos que começar pelos lugares de representatividade para combater as injustiças, como é o caso da Câmara de Vereadores daqui do nosso município”.
A diretora da 16ª Direc, Romeyka de Andrade, também destacou a mesma luta pela igualdade de direitos: “Vocês foram eleitos pelos seus pares nas escolas e desejo que tenham sucesso e aproveitem esse momento para trazer debates e assuntos do cotidiano do enfrentamento às desigualdades, preconceitos e minorias. Esses assuntos devem ser discutidos nas escolas”.
O diretor da Escola da Assembleia, João Maria Lima, também esteve presente para conhecer de perto esse projeto que vem sendo implantado em algumas Câmaras de Vereadores do RN, com apoio da Escola Judiciária Eleitoral. “Fico muito feliz quando vejo uma iniciativa dessas, que traz estudantes para conhecerem o legislativo. Faço um convite para que conheçam a coleção “Em Miúdos” do Senado, na linguagem desses estudantes. Nós trouxemos e entregamos dentro das pastas para que vocês leiam e conheçam as leis brasileiras em linguagem simples. O RN tem o maior número de escolas legislativas proporcionais, temos em 167 municípios, 76 escolas. Reitero em nome da Assembleia, que estamos à disposição das escolas legislativas”.
A representante da Seccional da OAB na região, Irandy Angélica, acompanha o desenvolvimento do Projeto desde a primeira edição realizada em 2021 no município vizinho, de João Câmara, onde o projeto tem a coordenação do assessor parlamentar Marcos Júnior. Irandy fez um discurso de incentivo aos jovens e disse: “Acompanhamos de perto essa evolução de vocês, jovens parlamentares. Vocês são mais do que pensam que são e não permitam que ninguém pare vocês”. O presidente da Câmara de Vereadores, Severino Matias, complementou: “Estejam atentos aos anseios de nossos jovens e as necessidades da sociedade. Fiquem cientes dos desafios que encontrarão. Mas se unam para deixarem um legado para sociedade. Abracem o legado com fervor e com a força da juventude”.
A diretora da EJE-TRE/RN e juíza do TRE-RN, Ticiana Nobre, encerrou os discursos dizendo: “Eu sou muito fã da adolescência, essa argúcia do adolescente, essa garra, essa impetuosidade, quando conduzida para o bem, traz frutos muito positivos para a sociedade. Portanto, que vocês projetem, que vocês sonhem, que vocês corram atrás, que vocês conquistem e difundam o bem. Transformem vidas, transformem o município de Jandaíra sempre dentro de princípios éticos e cidadãos”.