1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário
Evento aconteceu no TRF1 e contou com mais de 200 participantes
Aconteceu em Brasília/DF, nos dias 16 e 17 deste mês, o 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário (1º ENABIJUD). Mais de 200 pessoas participaram. O encontro foi organizado pela Rede de Biblioteca do Poder Judiciário (Bibliomemojus), que é coordenada pelo Dr. Carlos Alexandre Böttcher, juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo e membro do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Realizado pelo Tribunal Regional da 1ª Região (TRF1) em conjunto com os Tribunais Superiores, o encontro reuniu membros da Rede Bibliomemojus que compõem as Bibliotecas do Poder Judiciário e magistrados. A solenidade de abertura contou com a presença da Desa. Salise Monteiro Sanchotene, que ratificou a importância deste primeiro encontro e que as propostas encaminhadas como resultado deste evento seriam bem acolhidas pelo CNJ.
A Rede Bibliomemojus tem entre seus objetivos: fomentar a interlocução e a colaboração entre o profissionais de bibliotecas do Poder Judiciário de todo o Brasil de forma a incentivar o trabalho colaborativo e a cultura de inovação; ampliar o acesso à informação jurídica e preservar, valorizar e difundir a memória, no que tange às atividades da biblioteca.
Vários temas foram abordados nestes dois dias, o que gerou trocas muito ricas entre os participantes. Os temas tratados nas palestras e painéis foram voltado para: a) Organização de Bibliotecas Digitais e Arquitetura da Informação; b) Métricas em repositórios; c) Inovação no Poder Judiciário sob vários pontos de vista, inclusive a importância da Biblioteca na parceria com os LIODS; d) Desenvolvimento de Coleções e Coleções Especiais; e) Bibliotecas Judiciais e Agenda 2030; f) Inteligência Artificial na Biblioteca; g) Universalidade e aplicabilidade e por último, mas não menos importante, apresenta-se o Diagnóstico das Bibliotecas do Poder Judiciário.
A bibliotecária do TRE/RN Ana Paula Vasconcelos do Amaral e Silva Araújo, participa da Rede Bibliomemojus e coordena o GT3, intitulado Redes; o também Bibliotecário, Carlos José Tavares da Silva, participa do GT 6- Agenda 2030.