Alunos de escola estadual visitam o Fórum e o Centro de Memória do TRE-RN
Duas turmas da Escola Estadual Vigário Bartolomeu prestigiaram exposição no Fórum e conheceram o Centro de Memória com a história do voto feminino no RN

Na tarde desta quinta-feira, 9, cerca de 40 alunos de duas turmas da Escola Estadual Vigário Bartolomeu prestigiaram a exposição "A imagem feminina & outras formas de sensibilidade" no Fórum e visitaram o Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).
A primeira parte da visita foi guiada pelo curador da exposição, Rey Vinas. “O que me chamou atenção foi o didatismo do curador, que teve todo o cuidado de fazer uma apresentação do que é a arte, o discurso artístico, como se corporifica através das obras. Foi realmente precioso para a construção do sentido”, comentou Rodolfo Andrade, professor de Língua Portuguesa que compôs a equipe pedagógica que acompanhou as turmas.
Em seguida, as turmas seguiram para o prédio da sede do TRE-RN, cujo momento foi guiado pelo servidor Solon Almeida, da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), e pelo estagiário do Núcleo do Centro de Memória (NCEM), Adenilton Nascimento. Na ocasião, os alunos foram apresentados ao pioneirismo das mulheres na história do voto feminino, através das trajetórias de Celina Guimarães, primeira mulher eleitora, e Alzira Soriano, primeira prefeita eleita, no Brasil e no RN.
“Por ontem ter sido o Dia Internacional da Mulher, é um momento muito especial para os alunos conhecerem a história da presença e protagonismo femininos no exercício da democracia no Brasil”, destacou a pedagoga Socorro Fernandes.
Uma das alunas, Raquel, de 14 anos, já planeja tirar o título de eleitor em breve, aos 16 anos, e disse que se interessa bastante por política. “É muito importante a participação da mulher na política, ainda mais quando ela se candidata”, disse a jovem durante a visita.
Escolas e instituições que queiram agendar uma visita guiada pelo Tribunal, podem fazer isso enviando e-mail para um dos seguintes endereços: gapeje@tre-rn.jus.br ou ncas@tre-rn.jus.br, e ainda através do nosso Instagram.