Assessores de Comunicação de todo o país participam do 83º Coptrel, em Recife
Inteligência artificial e combate à desinformação, comunicação acessível, linguagem simples e antirracista foram algumas das temáticas trabalhadas no Encontro
O 83º encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) também reuniu os assessores de comunicação dos TREs nos dias 23 e 24 de novembro. Sara Cardoso, assessora chefe da Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial do TRE-RN (Ascom), esteve presente no encontro que objetivou o compartilhamento de boas práticas e a discussão de temas de interesse comum aos regionais.
Os assessores de Comunicação se reuniram, pela manhã do dia 23, no Porto Digital, no Centro do Recife, onde assistiram a uma palestra sobre inteligência artificial e processos de automação na comunicação. Durante a atividade, ferramentas digitais para monitoramento de redes sociais, análise de documentos, tradução de texto, detecção de notícias falsas, busca textual e chatbots foram apresentados. O encontro durou todo o dia, com a realização de diferentes painéis, que trataram assuntos como: capacitação de acessibilidade e inclusão digital e comunicação antidiscriminatória.
“Precisamos usar a comunicação como uma aliada no combate à discriminação e ao discurso racista e excludente. Ao comunicar, precisamos pensar se essa informação está chegando ao nosso leitor de forma democrática, de forma que o surdo, o cego, a pessoa com baixa visão ou com qualquer outra dificuldade, consiga nos compreender. O mundo é das diferenças e precisamos pensar em todas elas quando produzimos conteúdo”, disse Sara Cardoso.