Grossos elege primeiro Parlamento Jovem do projeto Câmara Mirim
18 candidatos foram eleitos; nove titulares e nove suplentes, que serão capacitados antes de assumirem os cargos
Na última quinta-feira (5), ocorreram as eleições do projeto Câmara Mirim na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, situada no município de Grossos. Para a realização do processo eleitoral, foram treinados 18 mesários e preparadas 9 urnas eletrônicas.
Para essa primeira edição do projeto no município, jovens do 6º ao 8º ano de três escolas públicas, com idade de 10 a 15 anos, participaram como candidatos ao cargo de jovem parlamentar e também como eleitores. Do total de 28 candidatos, 18 foram eleitos. Os nove titulares são: Anthony Pietro, Erica Ellen, Luiana Rebeca, Maria Isabel, Maria Vitória, Pedro Jorge, Pietro Luiz, Ester Amália e Gabriel Dantas. Os suplentes eleitos são: Adla Rayssa, Ariane Isabelly, Ester Vitoria, Lilian Taina, Lucas Ian, Maiara Oliveira, Maria Eduarda, Mayara Evelly e Maykon Costa.
O objetivo dessa parceria é preparar os jovens para a política, através do incentivo ao pensamento crítico e participação ativa, além de conscientizar sobre a importância de eleições justas e democráticas.
TÍTULOS-MIRINS
Para simular uma eleição mais próxima da realidade, o poder legislativo do município organizou uma ação de distribuição em três escolas de “títulos eleitorais” aos estudantes aptos a participarem da escolha dos jovens representantes parlamentares.
“Fizemos a entrega dos títulos e seguimos com diversas etapas que lembraram uma eleição como as que os adultos participam, levando em consideração o aprendizado de cidadania, que é o objetivo principal, e resguardando-se as questões que respeitam a faixa etária dos participantes”, destacou o presidente da câmara, vereador Dauster Renard.