População indígena do RN recebe serviços eleitorais na Semana Cidadã

Ações ocorreram em seis municípios do estado e mais de 280 pessoas foram atendidas

Ações ocorreram em seis municípios do estado e mais de 280 pessoas foram atendidas

Durante a quarta-feira (27), servidores da Justiça Eleitoral realizaram atendimentos cartorários itinerantes em comunidades indígenas. Mais de 280 pessoas foram atendidas nos seis municípios que participaram das ações da campanha Semana Cidadã, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). A mobilização teve como foco a inserção da autodeclaração de indígena, além de executar junto aos assistidos outros serviços cartorários, como alistamento, coleta biométrica, revisão e transferência do título de eleitor. 

Participaram da campanha, com ações para os povos indígenas, as zonas eleitorais de João Câmara, Ceará-Mirim, Canguaretama, Apodi, Goianinha e São Gonçalo do Amarante, junto com Macaíba. Os servidores da Justiça Eleitoral das respectivas zonas foram às comunidades, levando os serviços eleitorais para mais próximo dessas pessoas. Dessa forma, aqueles que estavam com alguma pendência ou dados desatualizados no sistema puderam atualizar. 

Indígenas de Macaíba foram atendidos durante ação junto com São Gonçalo do Amarante. Os atendimentos feitos somente pelos servidores de Macaíba foram 33. Somando com SGA totalizou 59 atendimentos no Conselho Comunitário de Tapará. Já na cidade de Canguaretama, a equipe da 11ª zona esteve na Comunidade Rural da Aldeia Katu. Ao todo, 27 atendimentos foram realizados, sendo 19 revisões, sete alistamentos e uma transferência. O cacique da aldeia, Luiz Katu, esteve presente na escola onde aconteceu a ação prestigiando a campanha.

No município de João Câmara, as atividades foram concentradas na Comunidade Rural do Amarelão. No total, 66 indígenas foram atendidos, a maior parte realizou o alistamento eleitoral, com 32 novas adesões ao título. Outros quitaram débitos pendentes, atualizaram o cadastro e solicitaram transferência. Na Comunidade Rural Rio dos Índios de Cima, 106 indígenas buscaram atendimento eleitoral pela equipe da zona eleitoral de Ceará-Mirim para atualizar os dados eleitorais realizando a revisão e informando a autodeclaração de indígena. 

Em Apodi, a ação ocorreu no Fórum Eleitoral da cidade. Além do dia 27, a equipe ficou de prontidão nos dias 28 e 29 para atender a comunidade indígena do município. Foram 39 atendimentos realizados. Já em Goianinha, as atividades aconteceram no Sítio Catu, Zona Rural da cidade, com 54 atendimentos realizados, dentre eles 8 alistamentos eleitorais, 3 transferências e os demais atendimentos foram revisões de cadastro para autodeclaração.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido