Projeto do cartório eleitoral de Assu em parceria com a Escola Judiciária leva palestras às escolas
Projeto Justiça Eleitoral nas Escolas envolve palestras sobre cidadania, importância do voto, do mesário e do eleitor e oferece serviços eleitorais

Através do projeto Justiça Eleitoral nas Escolas, a Escola Judiciária Eleitoral Celina Guimarães Viana (EJE/TRE-RN) ministrou duas palestras, nesta terça-feira (19), no Educandário Nossa Senhora das Vitórias, localizado no município de Assú. As palestras abordaram tópicos como cidadania, a importância do voto, as atribuições do mesário, entre outros assuntos relacionados ao processo eleitoral.
Em torno de 300 estudantes, na faixa etária dos 15 aos 18 anos de idade, estiveram presentes na ação. Para Rogério Torres, chefe de cartório da 29ª Zona Eleitoral - Assu, a importância dessa ação social realizada com apoio do Núcleo de Cidadania e Ações Sociais (NCAS) da EJE é fundamental. “Percebe-se um desconhecimento muito grande quanto a diversos fatores relacionados às eleições e ao voto. A própria coordenação da escola, quando fui apresentar a possibilidade de fazer o evento, não tinha conhecimento de que uma pessoa com 15 anos de idade podia ter o título”, apontou Torres.
A assistente do NCAS, Andressa Castro, ressaltou em sua palestra a participação e o poder de escolha do jovem cidadão em eleger os seus representantes políticos. Após as palestras, a estudante Yasmin Lopes, de 17 anos, disse que essas ações do TRE-RN são enriquecedoras e proveitosas para os jovens e futuros eleitores. "O ato de votar é exercer a cidadania e fazer parte da democracia. É a grande chance da pessoa mostrar que tem voz e escolher quem acredita ser competente o suficiente para representá-la nos poderes executivo e legislativo”, destacou ela, que também é líder de turma da 2° série do Ensino Médio.
O mesário e o reconhecimento da sua importância social – um dos temas abordados nas palestras – também estão compreendidos na decisão do eleitor em participar mais ativamente do processo eleitoral, assim como as vantagens dessa escolha. O trabalho de conscientização do eleitor em se voluntariar como mesário tem surtido efeito no município, como afirma o chefe de cartório de Assu: “Do total de mesários da Zona Eleitoral de Assu, aproximadamente 540, apenas 2 foram obrigados a trabalhar nas Eleições. Os demais se voluntariaram”.
MESÁRIO VOLUNTÁRIO
A quem interessar, é possível realizar a pré-inscrição para se tornar mesário voluntário por meio deste link. Na página que irá se abrir, você confere os critérios que impedem legalmente a sua nomeação de mesário, como ter abaixo de 18 anos de idade. Caso não se enquadre em nenhum dos impeditivos legais, basta clicar no número da zona eleitoral onde pretende trabalhar voluntariamente e preencher os dados da sua pré-inscrição. A nomeação, quando ocorre, é enviada para o e-mail cadastrado na inscrição.
ATENDIMENTO ELEITORAL
Entre os dias 25 e 29 de setembro, os servidores da 29ª zona eleitoral de Assu retornarão ao Educandário Nossa Senhora das Vitórias para realizar atendimentos durante a manhã, das 7h30 às 12h30. Serão oferecidos serviços eleitorais como alistamento, transferência de título, inclusão de nome social, autodeclaração e quitação eleitoral.