TRE-RN assina acordo de cooperação para projeto Câmara Mirim
18 estudantes locais serão eleitos jovens parlamentares para propor projetos de lei durante mandato de um ano
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), desembargador Cornélio Alves, esteve reunido com a juíza Ticiana Nobre, diretora da Escola Judiciária Eleitoral/RN, e representantes da Câmara Municipal e do Poder Executivo do município de Grossos, na tarde desta segunda-feira (4), para assinatura de acordo de cooperação. O documento apresenta as tratativas para realização da primeira eleição do projeto Câmara Mirim na cidade.
Para essa primeira edição do projeto no município, jovens do 6º ao 8º ano de três escolas públicas, com idade de 10 a 15 anos, irão participar como candidatos ao cargo de jovem parlamentar e também como votantes. A eleição será realizada no dia 20 de setembro, com urnas eletrônicas preparadas e cedidas pelo TRE-RN. Serão eleitos 18 candidatos, sendo nove titulares e nove suplentes, que serão capacitados antes de assumirem os cargos. Eles cumprirão mandato durante um ano e terão sessões plenárias quinzenais para debater, elaborar e aprovar projetos de lei.
A parceria pretende fortalecer o engajamento dos jovens na política e conscientizar sobre a importância de eleições justas e democráticas. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Grossos, vereador Dauster Rernard, os jovens da cidade se encontram desinteressados com a política, por isso a importância da realização desse projeto, que foi abraçado pelos gestores locais. “Nada melhor do que começar por essa faixa etária que muitas vezes vemos um desinteresse pela política. Então ele irá contribuir na criação de uma juventude mais engajada politicamente”, destacou o vereador.
O papel da EJE/TRE-RN vai além das urnas. A equipe realiza palestras nas escolas participantes com temáticas a respeito do voto democrático. Durante a reunião, a juíza Ticiana falou da importância dessa ação e dos seus frutos. “Agradeço a confiança em nosso trabalho. É um projeto que nos orgulha porque a EJE tem a função primordial de difundir a cidadania, os preceitos do cidadão e a questão da democracia nas escolas para o público jovem, pessoas que inclusive estão próximas a se alistar”, disse a juíza.
Além do desembargador Cornélio e a juíza Ticiana, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Grossos, vereador Dauster Rernard; o vice-prefeito da cidade, Galego Caetano; Alexandre Santos, vice-presidente da Câmara; o vereador João Carlos; a vereadora Dorinha do Córrego; Cintia Seabra, também vereadora; Joyle Fernandes, contadora da Câmara e Louise Vitória.