TRE-RN leva serviços eleitorais à comunidade quilombola em Pedro Avelino
Servidores do cartório da 17ª Zona Eleitoral - Lajes realizaram hoje ação de atendimento eleitoral à população quilombola
Nesta quinta-feira (21), servidores do cartório eleitoral da 17ª Zona Eleitoral - Lajes foram até a comunidade quilombola Aroeira, localizada no município de Pedro Avelino, para realizar atendimento eleitoral à população. Foram registrados 51 (cinquenta e um) atendimentos em serviços como: alistamento eleitoral, revisão, transferência do título e a inclusão da autodeclaração de pertencimento à comunidade quilombola.
Um dos principais objetivos desta ação é que os eleitores atualizem a situação eleitoral com as informações autodeclaratórias, que começaram a ser coletadas pela Justiça Eleitoral em 8 de novembro de 2022, data da reabertura do cadastro eleitoral após o fechamento para a preparação para as Eleições Gerais do ano passado. A medida atende às orientações previstas no artigo 42 da Resolução TSE nº 23.659/2021, que dispõe sobre a gestão do cadastro eleitoral.
“É de suma importância a Justiça Eleitoral conhecer e reconhecer as múltiplas existências da população brasileira, neste caso em específico, das pessoas que pertencem a comunidades quilombolas”, destaca a chefe de cartório da 17ª ZE, Alessandra de Araujo. Eleitores e eleitoras podem declarar identidade de gênero, cor/raça, etnia indígena, pertencimento a comunidades quilombolas ou tradicionais, língua falada exclusivamente ou concomitante ao português e indicação de ser intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Para atualizar a inscrição, o eleitor pode acessar diretamente o Título Net, selecionar a Unidade da Federação (UF) e, na página seguinte, após conferir a lista dos documentos necessários, selecionar a opção “Tenho e sei o número”, no campo “Título de Eleitor”. Após inserir as informações sobre o título já cadastrado, será exibida a tela “Requerimento – Dados Pessoais”. Preencha todos os dados, inclua a documentação e prossiga com a solicitação. Ao final, não se esqueça de anotar o número do protocolo ao concluir o atendimento para acompanhar o status do requerimento pelo Título Net.
Em virtude da participação dos servidores na ação, não houve atendimento presencial no Cartório da 17ª Zona Eleitoral. Quem desejar entrar em contato com a 17ª zona eleitoral pode entrar em contato por meio do WhatsApp 3654-5917.