AUDI do TRE-RN leva Prêmio Auditoria de Geração de Valor do CNJ
Auditoria Interna fica em terceiro lugar entre os Tribunais do país com projeto de IA para monitorar recomendações de auditorias

Nesta sexta-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) foi um dos premiados no Prêmio Auditoria de Geração de Valor, que encerrou a 3ª edição do Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário (SIAUD-JUD 2024) realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre os dias 14 e 16 de agosto.
O evento reúne as boas práticas adotadas pelos órgãos públicos para aperfeiçoar os processos de gerenciamento de riscos, de controles internos, de integridade e de governança. Representando o TRE-RN, estiveram presentes no evento Jorge Henrique de Almeida (Dirigente da Auditoria Interna – TRE/RN); Paulinéa Marise Lima de Araújo (Seção de Orientação da Governança - Auditoria Interna) e Thompson de Oliveira Souza (Gabinete da Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições).
Em primeiro lugar, foi escolhida a prática “A automação da fiscalização dos atos de pessoal”, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15). Já em segundo e terceiro lugares, foram selecionadas as práticas “O uso da Inteligência Artificial para seleção de objetos de auditoria”, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO); e “O uso da Inteligência Artificial no processo de monitoramento de recomendações de auditorias”, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), respectivamente.
Segundo o secretário de Auditoria Interna e juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Paulo César Rodrigues, os vencedores do Prêmio foram decididos de forma coletiva, pelos participantes do Fórum. “Tivemos debates proveitosos, com o compartilhamento de experiências que devem ser replicadas”, afirmou. Além disso, ele ressaltou o uso de ferramentas de Tecnologia da Informação e ações de monitoramento para driblar a escassez de recursos humanos.
Para o presidente do Conselho de Administração do Instituto de Auditores Internos do Brasil (IIA/Brasil) Fábio de Figueiredo Pimpão, as práticas de auditoria interna do Judiciário estão avançadas e podem ser replicadas ao mercado. “Temos uma trajetória complexa, mas a troca de experiência enriquece e podemos crescer juntos”. O evento foi transmitido pelo canal do CNJ no YouTube.
O Projeto da AUDI/TRE-RN
O projeto que busca o aprimoramento do processo de monitoramento da implementação das deliberações internas e externas de auditoria, mediante a utilização de plataforma do Google WorkSpace e inteligência artificial, disseminando a cultura de auditoria por meio do acompanhamento contínuo do atendimento de recomendações e dos planos individuais das unidades auditadas de forma amigável e interativa.
Ele prevê o monitoramento automático dos planos de ação das unidades, elaborados para o cumprimento de recomendações oriundas de auditoria interna e externa, em formato padronizado dentro de repositório da área no Google WorkSpace, com acesso compartilhado a todas as unidades avaliadas.
A partir de evidências lançadas pelas unidades auditadas continuamente, dar-se-ia o acompanhamento do nível de atendimento das deliberações de auditoria, pelas três linhas de supervisão em gerenciamento de riscos e controles internos do Tribunal, possibilitando, mediante o uso de inteligência artificial (interface robótica, com acesso via chatbot, intranet/internet), atender aos diversos questionamentos das unidades auditadas e pela gestão como um todo, em qualquer tempo.