SOS VOTO: Canal de denúncias de desinformação da Justiça Eleitoral

Conteúdos inverídicos ou fora de contexto podem ser denunciados no número 1491

Conteúdos inverídicos ou fora de contexto podem ser denunciados no número 1491

Começou a funcionar ontem (7), o SOS VOTO - 1491, um número disponibilizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para receber denúncias sobre conteúdos mentirosos espalhados nas eleições. O lançamento do canal de denúncias foi feito esta semana pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante evento realizado no Tribunal para comunicar o conjunto de medidas adotadas pelo governo para fortalecer medidas de enfrentamento da desinformação. 

A ligação para o Disque-Denúncia é gratuita e ofertada a qualquer região do país, bem como está disponível para contato 24 horas. No evento, a ministra Cármen Lúcia explicou que a criação do canal visa promover maior agilidade ao trabalho executado pelo Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE) e dar uma resposta eficiente às mentiras digitais. 

“O número 1491 [estará disponível] para eleitores de todo o Brasil discarem e denunciarem, sem qualquer custo, qualquer desinformação de que eles tenham notícias e que acharem que precisa ser devidamente verificada pela Justiça Eleitoral”, afirmou a ministra. 

Após o atendimento do telefonema, os integrantes do Centro verificarão se o relato é válido e darão o devido encaminhamento à denúncia, que poderá ser enviada à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou ao juiz ou à juíza eleitoral. 

Não repasse mentiras. Denuncie. Ligue 1491. 

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 165, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. |[Cartórios Eleitorais]| : de segunda a sexta-feira: na Capital das 8 às 14 horas, no interior do Estado, das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TRE-RN utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Verifique também como o TRE-RN atua para proteger dados pessoais e quais são os seus direitos com a Lei Geral de Proteção de Dados .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.