1ª Semana de Inovação do TRE-RN encerra com Oficinas
Chefes de cartório apontaram demandas e possibilidades de ações para melhorar as rotinas de trabalho
Na tarde desta quinta-feira (13), a equipe de laboratoristas de Inovação do LIODS Alzira Inova, recebeu chefes de cartório, servidores das Secretarias e convidados, para uma tarde de oficinas na Esplanada do prédio-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).
As cinco oficinas foram conduzidas pela gerente do Laboratório de Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT21), Carla Mota. Além disso, o servidor da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, Ernane César de Oliveira, trouxe um projeto e óculos de realidade virtual para que os participantes pudessem experimentar como é possível unir o mundo real com o virtual em um ambiente de trabalho.
Após apresentar a matriz 5W2H para os participantes, a professora Carla Mota orientou os grupos a apontarem proposições para solucionar problemas encontrados.
- Oficina Prestação Jurisdicional
O grupo discutiu a criação de uma assessoria jurídica exclusiva para o eleitoral, o uso de tecnologias que facilitem e agilizem o trabalho, e a conscientização dos magistrados. Tendo como sugestão de ação a contratação ou designação de assessores no período eleitoral.
- Oficina Sustentabilidade
Em sua chuva de ideias, os integrantes da oficina de sustentabilidade discutiram a falta de padrão para atendimento ao público, desperdício de impressão e necessidade de parceria com instituições que recebam material para reciclagem. Entre as propostas de ações para atender as demandas, estão, por exemplo, a normatização do atendimento aos eleitores e a possibilidade de escanear documentos ao invés de imprimir, voltando-se para a eficiência e sustentabilidade do trabalho.
- Oficina Acessibilidade e Inclusão
Um dos pontos apontados pelos participantes foi a problemática com a falta de acessibilidade nos locais de votação, com a proposta de assinatura de um Termo de Cooperação com o Ministério Público para garantia da acessibilidade junto às prefeituras dos municípios.
- Oficina Transformação Digital em Serviços
Os servidores apontaram problemas de domínio e conhecimento de novas tecnologias para melhorar o serviço prestado; a realização de cursos frequentes com uso de manual e material visual; orientação e qualificação para uso de Inteligência Artificial (IA) para auxiliar na rotina de trabalho; possibilidade de aquisição de totens para atendimento ao eleitor, entre outras ideias para otimização do serviço.
- Oficina Qualidade de Vida no Trabalho e Integração
Entraram em discussão nesta oficina, a disponibilidade para quem é dos cartórios do interior, horários para consultas presenciais com os médicos da Seção de Assistência Médica e Saúde Ocupacional (SAMS) em dias de evento na capital, a retomada do teletrabalho entre outras propostas.
A coordenadora do LIODS Alzira Inova, a juíza Ana Paula Barbosa, esteve presente acompanhando de perto as atividades. “Estou muito feliz em poder ter reunido aqui servidores da sede e dos cartórios para conversarmos sobre inovação. Esclarecendo que inovação não é apenas equipamentos ou realidade virtual, são soluções que podem vir de uma mesa de discussões dessas. Nós queremos que o TRE-RN seja conhecido como o Tribunal da Inovação, dos projetos inovadores”, declarou a magistrada.