Servidor da EJE/TRE-RN recebe homenagem durante XXII CODEJE
Solon Almeida foi homenageado por sua atuação à frente da Escola Judiciária Eleitoral no RN, onde é chefe de gabinete há mais 10 anos
O XXII Colégio de Dirigentes de Escolas Judiciárias Eleitorais, realizado no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de dezembro, reuniu os diretores de todas as escolas dos Tribunais Regionais Eleitorais(TREs) e também a Escola do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento ocorreu na nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, um prédio histórico, localizado no Centro do Rio, recentemente inaugurado.
O destaque desta edição foi a análise das Eleições Municipais e palestras de vários ministros do STF e do SE. Participaram do evento a ministra Cármen Lúcia, o ministro Cristiano Zanin, a ministra Edilene Lôbo, além de vários presidentes de tribunais.
Reconhecimento da EJE/RN
Em cada uma de suas edições, o Codeje promove homenagens a autoridades e servidores. Nesta edição foram destacados o presidente do TRE do Paraná, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o diretor da EJE do Paraná, o desembargador Anderson Ricardo Fogaça; e o presidente do TRE do Espírito Santo, desembargador Carlos Simões Fonseca.
Na homenagem aos servidores, o trabalho desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do RN foi destaque, com a entrega de uma homenagem ao servidor Solon Rodrigues de Almeida Netto, pelos resultados alcançados pela EJE/RN. trata-se de um reconhecimento pelo trabalho de todo o corpo funcional que atua na formação da Justiça Eleitoral do estado.
Solon Almeida está na coordenação da EJE/RN desde setembro de 2014. nesse intervalo de uma década, a Escola destacou-se por ter beneficiado cerca de 105 mil crianças e adolescentes através de projetos sociopedagógicos em escolas do Rio Grande do Norte.
Na área de capacitação, a EJE/RN foi a primeira do Nordeste a unificar toda a formação na Escola, parando-se a Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul. Em 2024, foram gerenciadas 51 ações de formação e 95% do orçamento foi executado até o mês de agosto. A EJE entrou o mês de dezembro com 100% de execução orçamentária realizada.
Na área de EAD, a Escola inaugurou em 2023, durante as comemorações dos 20 anos de sua fundação, um novo Ambiente Virtual de Aprendizagem, colocando-a dentre as escolas do país com uma das melhores plataformas de Moodle, ferramenta que foi amplamente utilizada para capacitação durante as eleições com o projeto Saber com Urnas, um curso de preparação para utilização das urnas eletrônicas totalmente na modalidade de ensino remota.
Esses números consolidam a solidez do trabalho desenvolvido e colocam a EJE/RN em destaque no cenário nacional.
Carta
Ao final do evento foi elaborada a Carta do XXII Codeje que apontou a necessidade de maior articulação dos planejamentos em torno das (1) demandas de capacitação do CNJ; a necessidade de mais (2) ações em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM); e também a necessidade de (3) redesenhar o modelo do Adicional de Qualificação dos servidores, após entendimento de que a Resolução TSE 23.380 cria dificuldades para a implantação do adicional em formações relacionadas ao processo eleitoral ou ministradas por instrutores da própria Justiça Eleitoral.