Sessão ordinária nº 128: última sessão de 2024
A última sessão plenária de 2024 foi realizada hoje e o TRE-RN apresentou o Plano de Gestão da Presidência para o biênio 2024-2026
Na tarde desta quarta-feira (18), no Plenário Ministro Seabra Fagundes, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), ocorreu a última sessão do ano de 2024. Com a Corte completa, os membros do Pleno agradeceram os esforços de toda a equipe que colaborou com as ações do TRE-RN neste ano, ajudando nas conquistas do Tribunal, sobretudo para o desenvolvimento de eleições tranquilas no Estado.
A Presidente, desembargadora Lourdes Azevêdo, abriu a sessão dando a palavra para os demais membros falarem sobre suas perspectivas do ano que passou, além de prestarem seus agradecimentos pelo encerramento de mais um ano de trabalhos da Justiça Eleitoral.
A Procuradora Regional Eleitoral, Clarisier Morais, destacou os esforços conjuntos para o desenvolvimento de eleições seguras. “Os esforços dessa Corte, da presidência, da corregedoria e dos demais membros permitiu com que nós conseguíssemos fazer uma Eleição Municipal tranquila. Todos se uniram em esforços e todos fizeram sua parte”, declarou.
A jurista Dra. Ticiana Nobre também parabenizou os mais recentes membros nomeados da Corte e se despediu dos colegas, concluindo seus trabalhos neste Tribunal e sendo sucedida pelo juiz Eduardo Pinheiro. “Foi uma escolha extremamente sábia e merecedora que o Tribunal fez. Gostaria de parabenizá-los nessa nova missão deles, que para mim foi tão importante, na minha vida profissional”, disse.
A Presidente Lourdes destacou o olhar e as ações cidadãs que marcaram o ano de 2024 do Tribunal, com projetos voltados aos eleitores e cidadãos do Estado. “É um momento de agradecimento pela contribuição de cada um. Todos foram imprescindíveis, possibilitando que os eleitores pudessem votar e ter garantido seu direito à cidadania”, declarou.
Plano de gestão 2024-2026
Nesta última sessão também foi apresentado aos membros da Corte o Plano de Gestão da Presidência para o biênio 2024-2026. No plano, o foco é promover a cidadania, garantir eleições seguras e íntegras, além de oferecer um serviço de qualidade à sociedade.
O plano está organizado em seis grandes eixos, que vão guiar as ações do Tribunal nos próximos dois anos, garantindo a transparência, simplicidade e inovação da instituição. Os eixos foram divididos em:
- Prestação Jurisdicional: garantir a visão institucional de uma justiça integra, ágil e efetiva, por meio do cumprimento das Metas Nacionais;
- Inovação: fomentar um ambiente de inovação e aprendizado contínuo, incentivando a experimentação e o uso de novas tecnologias;
- Governança e Integridade: assegurar a implementação da gestão da integridade, aliada ao uso responsável, eficiente e estratégico de dados e à cooperação judiciária
- Transformação Digital: adotar o uso de tecnologias baseadas em inteligência artificial e automatização;
- Sustentabilidade e Cidadania: manter o compromisso institucional com as políticas judiciárias de sustentabilidade;
- Gestão de Pessoas: Promover um ambiente interno que incentive e reconheça habilidades e competências voltadas à melhoria contínua do desempenho organizacional.
Nos próximos dois anos, o TRE-RN buscará desenvolver de forma mais cidadã e inovadora os serviços que devem ser prestados aos eleitores e eleitoras do RN, preocupando-se com ações sustentáveis, gestão de pessoas e prestação de serviços que melhorem os índices de produtividade nos processos judiciais.