TRE-RN participa de 53º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil

Edição deste ano ocorre no período de 24 a 27 de janeiro, em Cuiabá

Edição deste ano ocorre no período de 24 a 27 de janeiro, em Cuiabá

Teve início, na tarde desta quarta-feira (24.01), a 53ª edição do Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB). O evento é realizado pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Nos dias 24 e 25, a programação é dedicada a reuniões técnicas internas e na sexta-feira (26.01), ocorrem as deliberações das corregedoras e corregedores eleitorais

A abertura contou com as presenças do corregedor e presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil, desembargador Fernando Wolff Bodziak, da vice-presidente e corregedora regional eleitoral do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, entre outras autoridades, além de representantes das Corregedorias Regionais Eleitorais de todo o Brasil e servidores(as) dos TREs.

Representando o TRE-RN estão a coordenadora de Direitos Políticos e Cadastro Eleitoral  (CDCE), Renata Geórgia Pinheiro de Souza, e a servidora da Assessoria Jurídica e Correicional da Corregedoria Regional Eleitoral (AJCRE/RN), Angélica Pinheiro Sobreira. Durante a programação de hoje (25), no Encontro de Representantes das Corregedorias, a servidora Renata Geórgia irá expor sobre 4 propostas apresentadas pela CRE/RN: Pontos 1 a 4 de interesse das Corregedorias. 

Em entrevista, o presidente do Colégio e corregedor, desembargador Fernando Wolff Bodziak, ressaltou que o encontro é fundamental na busca pela excelência na prestação dos serviços eleitorais. “É uma imensa satisfação declarar aberto mais um evento, quero fazer um agradecimento a todas e todos, pelo modo de atuação comprometido no dia a dia. Este encontro promove o compartilhamento de ideias e momentos de congraçamento e integração entre as equipes, fatores que agregam e fortalecem o Colégio de Corregedores e toda a Justiça Eleitoral. Nosso objetivo é aprimorar os serviços prestados às eleitoras e eleitores. Que possamos encerrar este evento maiores e melhores do que iniciamos”.

Para a corregedora regional eleitoral de Mato Grosso, o evento possui um significado ainda mais especial por se tratar de ano eleitoral. “Quando o encontro do CCORELB ocorre em ano eleitoral, tem uma implicação maior, porque as políticas que saem daqui, as indicações que são feitas tanto para servidoras, servidores, quanto para juízas e juízes eleitorais, e a alta administração do TRE, concretizam a replicação das políticas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e das resoluções eleitorais. Então, tudo o que se praticará neste ano com relação ao processo eleitoral, começa a ser discutido neste evento”.

Ela também destacou que o 53ª CCORELB ocorre simultaneamente à realização das audiências públicas do TSE. “Nesta semana, estão ocorrendo as audiências públicas do TSE sobre as resoluções que implicarão a normatização do sistema eleitoral para o pleito deste ano. Então, nós estamos fazendo história ao reunir neste encontro, com muita alegria, desembargadores do Brasil inteiro, representantes dos nossos ministros, debatendo assuntos importantes relacionados às Eleições Municipais 2024. Também quero destacar que me senti muito prestigiada e motivada pelo discurso do desembargador Fernando, pois esse reconhecimento é muito importante”, frisou a desembargadora Serly Marcondes Alves.

Programação

A programação tem continuidade com a palestra “Liderança e Gestão de Pessoas em Cartórios Eleitorais”, ministrada pela secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Thayanne Fonseca Pirangi Soares. Em seguida, ocorre a palestra “Biometria e integração com os institutos de identificação”, conduzida pelo assessor-chefe da Assessoria de Gestão de Identificação do TSE, Iuri Camargo Kisovec. Por fim, o tema “Os desafios do cumprimento de sentença nas Zonas Eleitorais do TRE-AP” será ministrado pelo assessor da Corregedoria do Tribunal do Amapá (TRE-AP), Heverton Fernandes.

Além das palestras e painéis, o 53º CCORELB conta com uma exposição digital histórica no hall de entrada do Centro de Eventos, com acervo fotográfico de todas as edições do evento, além das atas e cartas. A maioria das fotos foram gentilmente cedidas pelo diretor-geral do TRE de Pernambuco, Orson Santiago Lemos, a quem o TRE-MT agradece e presta homenagem, também na exposição. Orson Lemos foi assessor chefe da Corregedoria do TRE de Pernambuco de 2002 a 2019, está no cargo de diretor-geral desde 2019, já inspecionou todos os Cartórios Eleitorais de Pernambuco e participou de 90% dos encontros da Corregedoria Regional Eleitoral no Brasil.

O evento segue até o dia 27 e para conferir os temas debatidos e as propostas apresentadas pela CRE/RN na tarde desta quinta-feira (25), basta acessar o link da transmissão ao vivo no YouTube, que ficará disponível no canal. 

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a sexta-feira, das 12 às 19 h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas; [Interior] das 08 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas. |[Plantão eleitoral]| : sábados, domingos e feriados, das 14 às 19 horas.

Acesso rápido