Luto: despedida do Desembargador Virgílio Macêdo

Servidores relembram gestão do desembargador Virgílio no TRE-RN

Servidores relembram gestão do desembargador Virgílio no TRE-RN

Embora seja uma norma da vida, a morte sempre nos causa enorme perturbação. A partida para outro plano do Desembargador Virgílio Macêdo, nesse dia 14 de julho de 2024, aos 64 anos de idade, deixa um vazio imenso no seio do Judiciário potiguar e na vida de todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e com ele conviver.

Com o seu jeito reservado, mas atuante, o Desembargador Virgílio sempre se pautou pela legalidade e pela retidão, e suas decisões primavam pela construção de uma justiça que fosse equânime para todos os segmentos da sociedade.

Desembargador Virgílio como Presidente do TRE-RN

No dia 1º de setembro de 2014, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral, tomava posse como Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), o desembargador Virgílio Macedo, junto com sua vice, a desembargadora Zeneide Bezerra. Os dois fizeram a quatro mãos a administração do biênio 2014-2016 em uma das gestões mais marcantes do TRE-RN deixando um enorme legado à instituição.

Destaca-se na gestão do Desembargador Virgílio Macedo diversas realizações, dentre elas, a retomada da construção da nova sede que estava paralisada há quatro anos, a normatização da concessão de suprimento de fundos para a manutenção das zonas eleitorais, realização de acordo de cooperação técnica com a SETURN e CBTU para divulgação nos transportes urbanos de informações de interesses do eleitor (TRE em movimento), planejamento da implementação da gestão por competências e do Código de Ética dos servidores da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte além da implementação de horário de funcionamento do TRE-RN em alinhamento com os demais regionais e regulamentação do banco de horas de servidores cedidos e requisitados..

Ainda no biênio 2014-2016 foi iniciada a biometria ordinária em algumas zonas do estado, ficando o TRE-RN no final do ciclo 2015-2016 com 54,29% do eleitorado com coleta biométrica feita (Dados de 25/09/2015). De acordo com a resolução 23.422/14 do TSE foi implementada na gestão o rezoneamento no estado.

Na gestão do Desembargador Virgílio foram comemorados os 70 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral com sessão solene e lançamento e obliteração de selo e carimbo comemorativos.

O seu jeito simples, amigo, companheiro, sempre atento às necessidades de seus subordinados, o desembargador era considerado pelos seus assessores um mestre, sempre explanava suas teses jurídicas com a maestria e didática de um professor. Abaixo seguem alguns depoimentos de servidores do TRE-RN que tiveram o privilégio de trabalhar diretamente com o desembargador Virgílio Macedo.

Depoimentos

Ana Esmera Pimentel - Diretora-Geral do TRE 

“Fui Diretora-Geral do TRE no período em que o Des. Virgílio foi presidente e corregedor (2014-2016). Educado, gentil, inteligentíssimo e de uma humilde que chegava a surpreender. Guardo, desse período, apenas boas lembranças. Aprendi demais com o Des. Virgílio, sempre disposto a ouvir, mas com opiniões próprias, sensatas e perspicazes. Os servidores queriam-lhe muito bem. Serei sempre grata por ter acreditado em mim e pela oportunidade, confiança e ensinamentos”.

Servidores relembram gestão do desembargador Virgílio no TRE-RN

Arnaud Flor - Assessor Jurídico da Direção-Geral

“ Conheci o Desembargador Virgílio em 1997 quando, juntamente com os colegas Sivanildo e Rossana cursei a Pós Graduação da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte, sendo ele o Diretor naquela oportunidade.

Na ESMARN , o Desembargador Virgílio realizou uma gestão dinâmica e inovadora, com muita interação com escolas já consolidadas, como a do Rio Grande do Sul, dentre outras. Ele era muito respeitado e querido pelos alunos e professores, justamente pelo seu trato cortês e por seu vasto conhecimento jurídico.

Durante os oito anos em que exerceu a Direção da ESMARN, o Desembargador Virgílio também exercia o magistério na UFRN, lecionando a cadeira de Direito Comercial, tendo posteriormente sido eleito para Presidir a AMARN no biênio 2002/2004.

Na Justiça Eleitoral, o Desembargador Virgílio foi Juiz da Corte, ocupando uma das cadeiras destinadas aos Juízes de Direito, e foi Presidente e Corregedor no biênio   2014-2016, quando eu tive a oportunidade de assessorá-lo como titular tanto na então AEPRES como na AJCRE.

O Desembargador Virgílio Fernandes de Macedo Júnior deixa um grande número de amigos e admiradores, conquistados ao longo de muitos anos de serviços à causa da justiça e da educação”. 

Servidores relembram gestão do desembargador Virgílio no TRE-RN

Alexandre Abrantes - Assessor Jurídico do Gab. nº 1 

“O Desembargador Virgílio sempre foi sensível ao uso da palavra na sua forma mais justa, ao diálogo entre a justiça e a poesia da vida. Em sua gestão, junto à então Corregedora, Desa. Zeneide, tivemos um encontro literário que movimentou o Tribunal, numa tarde de encontros: conversas sobre Literatura, sarau envolvendo os servidores da Casa, com a participação do Presidente da Academia Norte-riograndense de Letras, Professor Diógenes da Cunha Lima, do saudoso Eduardo Gosson, Presidente da União Brasileira de Escritores, dentre outros amantes das Letras. Da foto extraída daquele momento, todos estavam desfrutando, como se pudéssemos suspender as horas em prol de uma fração de leveza. E o Desembargador Virgílio (portador de um nome por demais lírico) deixará um legado de amor à sala de aula, ao debate e aos instantes mágicos que a vida nos oferece”.

Servidores relembram gestão do desembargador Virgílio no TRE-RN

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido