TRE do Paraná sedia XXI Encontro Nacional do Codeje nesta quinta e sexta
Ministros do TSE participam do evento que traz uma série de temas eleitorais

Nesta quinta e sexta-feira (4 e 5), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sedia o XXI Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), que reúne representantes das EJEs de todo o país. O evento tem como tema o papel das EJEs e os novos desafios do Direito Eleitoral.
A abertura do encontro ocorreu na quinta, às 14h, pelo presidente do TRE do Paraná, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e pelo presidente do Codeje, desembargador Jorge Dall’Agnol.
Em seguida, de acordo com a programação, o ministro Floriano de Azevedo Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realiza a aula inaugural intitulada "Os principais desafios para as eleições de 2024".
Das 15h10 às 16h10, as ministras do TSE Edilene Lôbo e Vera Lúcia Santana Araújo participam de painéis temáticos. Elas irão falar, respectivamente, sobre fraude e cota de gênero e inclusão, diversidade e eleições.
Às 18h, o ministro Cristiano Zanin, diretor da EJE/TSE, profere a palestra "Os objetivos institucionais da EJE/TSE - Gestão 2024 - 2026".
Durante o evento, as coordenadoras e os coordenadores das EJEs farão a redação da proposta da Carta dos Coordenadores. No final do segundo dia do encontro, ocorre a aprovação da Carta do Codeje e a votação para os cargos remanescentes da diretoria do órgão.
A Escola Judiciária Eleitoral do RN (EJE/TRE-RN) está sendo representada pela chefe do Núcleo de Cidadania e Ações Sociais (NCAS), Andressa Castro. Além disso, durante o evento ocorrerá o encontro das Assessorias de Comunicação Social dos Regionais, com a presença da assessora de comunicação do TRE-RN, Sara Cardoso.
Confira a programação detalhada do evento no site.
MS/EM, DB com informações da Secretaria de Comunicação e Multimídia do TRE do Paraná