Alunos de escola pública de José da Penha visitam Cartório Eleitoral
Visita foi feita à 42ª zona eleitoral, em projeto desenvolvido pela Escola que trata sobre Democracia
Nesta quarta (26), 21 estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Vicente Fontes, na faixa etária dos 17 aos 19 anos, do município de José da Penha/RN, visitaram as dependências do Cartório Eleitoral da 42ª Zona Eleitoral, sediado em Luís Gomes. Segundo os professores João Batista Bernardo e Alysson Fontes, coordenadores do projeto, essa visita é etapa integrante do projeto da instituição sobre Democracia, cujo objetivo é fazer com que os estudantes conheçam de perto o processo de escolha de prefeito e vereadores do município e o processo eleitoral como um todo.
Os estudantes fizeram várias perguntas ao Chefe de Cartório, o servidor Sidney Francelino de Moura, sobre as etapas do processo eleitoral, em especial quais as atribuições dos mesários e como ser mesário voluntário, como ocorre a escolha dos candidatos, quais os requisitos para ser candidato, quem não pode ser candidato e a segurança do processo eletrônico de votação.
Ajudando e colaborando com o evento, participaram o Servidor Sérgio Pinheiro e a colaboradora Senagra Priscila, o estagiário Givanildo Ribeiro Campos e as estagiárias Eduarda Cristina e Jacickelly Isys.
Por ocasião do Simulado de Registro de Candidaturas, os estudantes conheceram os sistemas utilizados pelos partidos políticos e pela Justiça Eleitoral, bem como o Cadastro Nacional Eleitoral (sistema Elo). Alguns aproveitaram e fizeram o cadastro como mesário voluntário para as próximas eleições.
O juiz da 42ª Zona Eleitoral, o Dr. Ítalo Lopes Gondim, destacou a importância do interesse dos jovens sobre a Democracia e o processo eleitoral. Destacou também que o projeto dos professores é importante para aproximar a Justiça Eleitoral e o Poder Judiciário dos cidadãos.
Ao término da visita, os professores e estudantes saíram agradecidos pela recepção da Justiça Eleitoral e pelo proveitoso encontro, onde puderam tirar muitas dúvidas sobre o processo eleitoral e até garantir a continuidade do projeto.
O juiz da 42ª zona eleitoral ainda convidou os estudantes para que estejam presentes no cartório para acompanhar o processo de geração de mídias e carga de aplicativos nas urnas eletrônicas para as eleições municipais deste ano.
A Justiça Eleitoral do RN, enquanto guardiã da democracia, tem cada vez mais procurado firmar parcerias com escolas e instituições de ensino para contribuir para a formação cidadã dos brasileiros.