Projeto Eleitor do Futuro realiza eleições na E. M. Profª Vera Lúcia Soares Barros

23 urnas eletrônicas foram fornecidas pela EJE para a realização das eleições dos alunos do ensino fundamental

23 urnas eletrônicas foram fornecidas pela EJE para a realização das eleições dos alunos do ensi...Projeto Eleitor do Futuro realiza eleições na E. M. Profª Vera Lúcia Soares Barros

Nos dias 6 e 7 de junho ocorreram, na Escola Municipal Professora Vera Lúcia Soares Barros, as eleições para líderes das turmas do 1º ao 5 ano. Ao todo, participaram 373 alunos, sendo 192 alunos que votaram no dia 6 e 181 no dia 7.  23 urnas eletrônicas foram fornecidas pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), através do Núcleo de Cidadania e Ações Sociais (NCAS) do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN). A Seção de urnas eletrônicas do TRE-RN todos os anos empresta um quantitativo dos equipamentos que são disponibilizados para subsidiar as eleições escolares.

Nessas eleições, 46 estudantes se candidataram para representantes de sala, sendo eleitos um total de 23 alunos. A chefe do Núcleo de Cidadania e Ações Sociais do TRE-RN, Andressa Castro de Araújo, diz que essas ações são importantes para incentivar a democracia, a liderança, a participação, as eleições conscientes e saber que os estudantes, enquanto cidadãos, fazem parte de todo o processo eleitoral e são responsáveis por suas escolhas.

Os estudantes tiveram a oportunidade de entender como funciona o processo eleitoral na prática, participando como mesários, eleitores e candidatos. Também houve a confecção de títulos eleitorais para que os alunos pudessem votar nas urnas eletrônicas fornecidas pela EJE.  

Eleitor do Futuro

O Programa Eleitor(a) do Futuro foi instituído visando promover ações voltadas para o processo de educação política de jovens, tendo como foco o esclarecimento acerca da importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País. Voltado para crianças e adolescentes dos 12 aos 17 anos, o programa tem como objetivos esclarecer e promover a educação política dos jovens da rede de ensino fundamental e médio dos estados, especialmente das escolas públicas, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente.

Além disso, busca também formar e informar jovens acerca da importância, da finalidade e das consequências do exercício do voto, como processo de tomada de decisão e estimular o envolvimento de jovens nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação estudantil.

No Rio Grande do Norte, o projeto é organizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN) e já realizou votações e participou de eventos no Colégio Nossa Senhora das Neves, SESI Escola de São Gonçalo do Amarante e em outras instituições de ensino com o intuito de fazer cumprir os objetivos e diretrizes do programa. 

Neste ano, as eleições com os alunos da rede municipal foi uma das ações do programa para incentivar a cidadania e mostrar aos estudantes que eles fazem parte da construção de uma sociedade justa e de direitos iguais para todos. A Justiça Eleitoral e o TRE-RN acreditam que essas atividades ajudam na construção de cidadãos mais conscientes e politicamente participativos. 

1/ 8 Galeria de imagens

Acesso rápido