EJE/TRE-RN promove curso de Elaboração e Revisão de Relatório de Auditoria
O curso contou com a presença de servidores do TRE-RN, do TJRN e dos TREs de Pernambuco, Rondônia e Sergipe
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), promoveu durante os dias 27 e 28 de maio, o curso de Elaboração e Revisão de Relatório de Auditoria. O curso foi ministrado pelo professor Diocesio Sant’anna, em uma das salas do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE). No total, participaram da capacitação 7 servidores do TRE-RN, 5 do TJRN, 3 do TRE-PE, 2 do TRE-RO, 2 do TRE-SE e 4 estagiários desta Casa.
A unidade de Auditoria Interna desempenha papel fundamental na estrutura de governança, haja vista sua importante contribuição para que sejam alcançados os objetivos institucionais por meio da avaliação e consultoria dos processos de governança, gestão de riscos e controles internos. “O relatório de auditoria é a principal forma de comunicação do resultado da auditoria. Tem que, cada vez, mais falar a linguagem de forma simples, para se comunicar com facilidade e acessibilidade com o cliente”, explicou o professor palestrante, Diocesio Sant’anna.
Nos últimos anos, tanto os organismos internacionais de auditoria, quanto o Tribunal de Contas da União (TCU) e o próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ) alertam para a necessidade de que os resultados das avaliações e consultorias sejam apresentados por meio de relatórios claros, concisos e objetivos que possibilitem ao seu destinatário a compreensão do que foi feito e o que está sendo proposto pelos auditores, caso haja necessidade.
O relatório de auditoria é um documento técnico por meio do qual o auditor deve comunicar em linguagem simples e de fácil compreensão, os objetivos do trabalho, a extensão dos testes aplicados, as conclusões obtidas, as recomendações e os planos de ação propostos. Por isso, a necessidade de capacitar os servidores para que haja um alinhamento e padronização dos relatórios emitidos pelas unidades que compõem a Auditoria Interna, tendo como objetivo, estruturar documentos claros e legíveis.
Durante a formação, os participantes puderam ter momentos de troca de aprendizados e experiências, proporcionando uma maior reflexão quanto às práticas e estratégias de comunicação, observando o que funciona e o que pode levar a erros. “O curso de Relatório de Auditoria, desde a elaboração e revisão, está sendo muito proveitoso, especialmente por ser presencial, por proporcionar essa interação entre as unidades dos Tribunais, que trabalham com os mesmos objetos, as mesmas auditorias. Proporciona grande amadurecimento dos processos de trabalho e aperfeiçoamento”, comentou a auditora chefe da Auditoria Interna do TRE-RO, Rejane Assis Lima da Fonseca.