Projeto Parlamento Jovem de João Câmara elege novos vereadores
11 alunos foram eleitos e duas cadeiras ficarão vagas até que ocorram eleições entre os estudantes do IFRN
Nesta quarta-feira (22), 2.117 adolescentes participaram das eleições da 3ª edição do Projeto Parlamento Jovem, na cidade de João Câmara. O Projeto, desenvolvido pela Câmara Municipal de Vereadores, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), através da Escola Judiciária Eleitoral Celina Guimarães Viana (EJE), regulamentado pelo Acordo de Cooperação Técnica nº 17/2024, possibilita aos estudantes a oportunidade de vivenciar de perto o trabalho Legislativo de um município, como representante do povo na sociedade.
Foram eleitas 8 meninas e 3 meninos, que representam sete escolas, sendo duas delas localizadas em território indígena, a Escola Estadual Indígena Francisco da Silva e a Escola Municipal Amarelão. A totalização, realizada na Câmara de Vereadores do município, começou às 21h30 e encerrou por volta das 23h.
A EJE utilizou para o pleito, 12 urnas eletrônicas modelo 2020, que permaneceram nos locais de votação nos turnos matutino, vespertino e noturno, com participação de alunos de 7 escolas, sendo 1 da rede privada e 6 da rede pública. As escolas representadas foram: Centro Educacional Fonte do Saber, Escola Municipal Professor Cícero Varela, Escola Municipal Professora Ivanise Pimenta, Escola Municipal do Amarelão, Escola Estadual Antônio Gomes, Escola Estadual Indígena Francisco da Silva e Escola Estadual Capitão José da Penha.
Dos 22 estudantes que se candidataram às vagas do parlamento, 11 foram eleitos e 2 vagas serão preenchidas posteriormente, quando o Instituto Federal do RN (IFRN) retornar da greve. As 13 vagas correspondem exatamente ao número de vagas oficiais do Legislativo Municipal.
ESCOLA |
ELEITOS |
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO GOMES |
AMANDA MIRIAM - 372 votos ANA LETÍCIA - 58 votos |
ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO JOSÉ DA PENHA |
MARIA EDUARDA - 279 votos MARCOS VINICIUS - 81 votos MARIA YASMIM - 76 votos |
ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA FRANCISCO SILVA DO NASCIMENTO |
FRANCISCO EMANOEL - 55 votos |
ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA DO AMARELÃO |
MARIA CECÍLIA - 118 votos |
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR CÍCERO VARELA |
DENIS MILTON - 270 votos NATALIA RIHANA - 142 votos |
ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL PROFESSORA IVANISE LACERDA |
MARIA CLARA - 103 votos |
CENTRO EDUCACIONAL FONTE DO SABER |
PULIA BEATRIZ - 138 votos |
As eleições foram coordenadas pelo chefe de gabinete da EJE, Solon Almeida, que pelo terceiro ano consecutivo acompanha de perto esse processo. “O Parlamento Jovem é uma importante parceria entre os poderes Legislativo e Judiciário. Uma ação com capacidade de impactar a forma como jovens de uma comunidade entendem a democracia e a atividade parlamentar. Por sua vivência prática, possibilita grandes aprendizagens aos participantes e o primeiro contato com o voto a milhares de adolescentes, todos os anos, em várias partes do Rio Grande do Norte”, relatou Solon.
Todos os jovens eleitos passarão por uma capacitação para entenderem sobre ética, o ordenamento jurídico brasileiro e o processo legislativo. Após isso, os eleitos serão diplomados na 1ª quinzena de junho, em cerimônia solene na Câmara de Vereadores de João Câmara.
“A eleição do Parlamento Jovem, terceira edição, foi um momento muito importante para o fortalecimento do processo democrático e estudantil que inicia no chão da escola. A expectativa foi superada tendo em vista a forte participação de alunos e alunas no processo, indo às urnas e escolhendo os seus representantes. Momentos bastante emocionantes onde vivenciamos a inclusão da diversidade em vários aspectos, afinal incluir é sem dúvidas, uma ação de rejuvenescer a alma. Para os próximos dias, teremos a realização da capacitação dos eleitos e dos suplentes. E ainda, a preparação para o grande dia da diplomação e posse do Parlamento Jovem Camarense 3ª Edição”, relatou Marcos Junior, coordenador do Projeto em João Câmara.
As próximas eleições de projetos semelhantes, serão realizadas nos municípios de Jandaíra e Jardim de Angicos, marcadas para o dia 28 de maio.