Alzira Inova: TRE-RN inaugura nova sala do Laboratório de Inovação
O evento contou com a presença de juízes da Corte e apresentou o plano de ideias para o ano de 2024

Nesta quinta-feira (14), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Desembargador Cornélio Alves, inaugurou junto com a juíza eleitoral, Dra. Ana Paula Barbosa, a nova sala “Alzira Inova” do Laboratório de Inovação, Inteligência e Desenvolvimento Sustentável (LIODS) estabelecido pela Portaria GP nº 159/2022.
A sala “Alzira Inova”, localizada no térreo do prédio-sede (sala 36), homenageia a primeira mulher a ser eleita prefeita da América Latina, Alzira Soriano, no município de Lajes. A nova estrutura vai abrigar as reuniões da equipe de servidores que compõem o LIODS: Dra. Ana Paula Barbosa dos Santos Araújo Nunes, juíza eleitoral e coordenadora do Laboratório; Maria Ruth Hollanda, Assessora de Apoio à Governança e Gestão Estratégica (AGE); Iaperi Árbocz, servidor da AGE; Ana Paula Vasconcelos, coordenadora do Núcleo do Centro de Memória (NCEM); Thompson de Oliveira, servidor do Gabinete e Apoio a Planejamento e Gestão da Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições (STIE) e Márcia Regina Clementino, servidora da Seção de Processamento e Estatística da Secretaria Judiciária.
O Laboratório tem a função de discutir inovações e trazer soluções para a Justiça Eleitoral em suas demandas internas e no atendimento ao eleitor, e por isso, envolve diferentes setores estratégicos do Tribunal. Durante a abertura, Dra. Ana Paula falou sobre os desafios e alegrias que tem tido ao coordenar o projeto: “Sempre que pensava em Laboratório, pensava logo em jaleco. Então quando fui convidada para participar, tive que antes pesquisar como funcionaria. Fui ler a Resolução e estudar o que era inovação. Quando vi que todos os LIODS da Justiça Eleitoral tinham nome e o nosso não, pensei que poderíamos homenagear uma mulher. Nós temos expoentes na política do Rio Grande do Norte, e Alzira foi uma grande inovadora, então resolvemos homenageá-la”, contou a coordenadora.
A nova sala já terá seu primeiro evento nesta sexta-feira (15), às 9h, com a realização da oficina “Carta convocatória inclusiva, com uso de linguagem simples”, que tratará sobre a convocação de mesários voluntários para trabalhar nas Eleições Municipais de 2024. Além disso, estão previstas novas oficinas para servidores do 1º e 2º graus, bem como o desenvolvimento de projetos que envolvem práticas educativas e inclusivas em três focos: “Primeiro, para pessoas que têm deficiência visual, segundo para deficiência auditiva e terceiro para deficiências ocultas. Vão ser três fases, com o objetivo de criar nosso portal acessível”, explicou a juíza Ana Paula.
O desembargador Cornélio Alves, elogiou e parabenizou a juíza e sua equipe pelo empenho no trabalho que eles vêm executando no LIODS. O evento também contou com a participação dos membros da Corte: Desembargador Expedito Ferreira, Corregedor Regional Eleitoral; Dra. Neíze Fernandes; Dra. Ticiana Nobre; Dr. Fábio Bezerra; Dr. Fernando Jales; Dr. Daniel Maia e Dra. Clarisier Moraes.

