Carta de João Pessoa marca o encerramento do 86º Coptrel
O Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais foi encerrado nesta sexta (22) na capital paraibana
Após a solenidade que abriu oficialmente os trabalhos do 86º Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) nessa quinta-feira (21), as presidentes e os presidentes de TRE’s de todo país se reuniram nesta sexta (22), para discutirem temas relativos à Justiça Eleitoral. O encontro aconteceu no Oceana Hotel Atlântico, localizado no bairro do Bessa em João Pessoa.
As gestoras e gestores apresentaram ao colegiado propostas que visam aperfeiçoar pilares estruturantes dos Tribunais Regionais Eleitorais. Após deliberar sobre os temas propostos na pauta do encontro, os presidentes assinaram a Carta de João Pessoa, documento que possui os principais marcos da agenda. A carta será encaminhada para apreciação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As magistradas e magistrados discutiram temas como adicional de qualificação (AQ), normatização dos níveis de sigilo no PJe 2o grau, a política do sistema nacional de segurança do poder judiciário, modernização da transmissão de dados para a totalização, entre outros.
À tarde, a diretora-geral do TRE-PB, Andréa Ribeiro de Gouvêa, apresentou aos presidentes dos TRE's as propostas resultantes da reunião entre os diretores-gerais, realizada na quinta-feira (21), antes da abertura do encontro.
Houve também um momento com a poetisa Mariana Teles, que com versos, fez paralelos entre a inteligência artificial, o judiciário e a inteligência humana.
Ao final, as participantes e os participantes do evento homenagearam a presidente do TSE, ministra Carmém Lúcia com uma ‘Carta de Reconhecimento’ pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral e pela eficiente condução do processo eleitoral 2024.
Também em forma de homenagem à ministra, o Coptrel irá presenteá-la com um quadro que expressa representações da Justiça Brasileira, obra do artista paraibano Flávio Tavares.
O 86º Coptrel durou dois dias e foi encerrado pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, que agradeceu aos presidentes e servidores pela participação. Em sua fala, a desembargadora destacou o desafio de ser a anfitriã do evento e parabenizou todos os envolvidos.
O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais é presidido pelo desembargador Silmar Fernandes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Próximo encontro
Dentre as deliberações, os integrantes do Coptrel definiram o Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP) como sede do próximo encontro. A data escolhida foi de 20 a 22 de Março de 2025.
Clique AQUI e veja as fotografias do 86º Coptrel.