Presidente Lourdes Azevêdo participa de abertura do 86º COPTREL

Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs é realizado em João Pessoa, em parceria com o TRE-PB

Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs é realizado em João Pessoa, em parceria com o TRE-PB

A desembargadora Lourdes Azevêdo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), participa pela primeira vez desde que assumiu a gestão do Regional em agosto de 2024, do 86º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), que está sendo realizado em João Pessoa (PB) nestes dias 21 e 22 de novembro. 

“É uma excelente oportunidade para compartilhar experiências e boas práticas de gestão que os outros Regionais estão adotando em diferentes regiões do país. Tenho certeza de que a troca de experiências vai ajudar a aprimorar nossos processos de trabalho, nos auxiliando a encontrar sempre soluções inovadoras e eficientes”, disse a desembargadora Lourdes Azevêdo. 

Abertura

A cerimônia, aberta na noite desta quinta-feira (21),  foi conduzida pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas; e pelo presidente do Coptrel e do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes.

Na chegada à sede do TRE-PB, as convidadas e os convidados foram recebidos pela Guarda de Honra e pela Orquestra Sinfônica da Polícia Militar do Estado da Paraíba. Em seguida, foram saudados pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, e seu esposo; pelo secretário de Segurança do Estado da Paraíba, Jean Nunes; pelo coronel Ronildo, representando o comandante da Polícia Militar da Paraíba, e sua esposa.

#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem um homem e uma mulher entrando na sede do TRE-PB.

Em seu pronunciamento, a presidente do TRE-PB destacou que é com imensa honra que a Paraíba recebe o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, uma instituição que nasceu a quase três décadas e desde então tem sido instrumental na consolidação da democracia brasileira.

“Nos propomos a realizar um encontro produtivo com a perspectiva de extrair o melhor da essência de cada um, a partir das ideias lançadas, como forma de avançar na missão enquanto magistrado, servidores públicos que somos, enquanto guardiões da história, do acervo e do prestígio da Justiça Eleitoral; acredito que juntos os esforços nos levarão mais próximo dos nossos objetivos, que são muitos”, asseverou a desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas.


#PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma mulher, com um microfone à frente; atrás dela há um re...

A magistrada também ressaltou que nesse contexto, acredita ser possível promover o bom debate, entrelaçado por momentos de reflexão e congraçamento, com um propósito de pintar, por assim dizer, um quadro da Justiça Eleitoral Brasileira, com cores vivas que reflita o atual momento pós- eleições.

Enfatizou que o Coptrel tem se mostrado vital para o intercâmbio de experiências, o aprofundamento de questões jurídico eleitorais e a busca por soluções que fortaleçam nossa democracia. “O sucesso das Eleições 2024 é fruto direto dessa colaboração constante entre nossos tribunais; nossa responsabilidade é imensa, são milhares de servidoras, servidores, mesárias, mesários, juízas e juízes eleitorais, além de todas as colaboradoras e colaboradores que fazem a engrenagem da Justiça Eleitoral em cada rincão deste país continental; é pensando neles que nos reunimos nesta noite”, pontuou a desembargadora.


#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem falando em um púlpito, com um microfone à frente;...

Já o presidente do TRE-SP e do Coptrel, Silmar Fernandes, falou da importância do encontro. “Hoje é importante estarmos aqui para discutir — teremos pautas de trabalhos, vários temas. E por que na Paraíba? Porque a Paraíba é uma terra acolhedora, um povo muito atencioso, a presidente do Tribunal, a desembargadora Agamenilde, é uma pessoa muito querida. Então, por aclamação, a Paraíba foi escolhida para sediar esse encontro”, explicou.

Dando seguimento à solenidade, o escritor e jornalista, Mário Hélio Gomes, proferiu a palestra ‘Inteligência Artificial: Como Humanizar esta nova Espécie’.

Compuseram a mesa de honra da cerimônia o presidente do Coptrel e do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, a presidente do TRE-PB, a desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas; o governador da Paraíba, João Azevedo Lins Filho; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB), João Benedito da Silva; o representante do prefeito de João Pessoa, procurador Bruno Nóbrega; o juiz membro e decano da Corte Eleitoral da Paraíba, Fábio Leandro de Alencar Cunha; o procurador Regional Eleitoral da Paraíba, Renan Paes Félix; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino; a representante do presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juíza Bárbara Bertolucci; o presidente da Academia Paraibana de Letras (APL), Ramalho Leite; e o escritor e jornalista, Mário Hélio Gomes.

A solenidade contou com as participações especiais da cantora Tereza Castelliano e do músico Heraldo Souza que executaram o hino nacional e animaram a noite com músicas regionais e um repertório que fez todos se envolverem no clima festivo, trazendo a tradição e a alegria para o ambiente.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE-PB no YouTube.

Programação


A abertura da programação oficial do 86º Coptrel foi antecedida pela reunião dos diretores-gerais da Justiça Eleitoral, ocorrida no decorrer desta quinta-feira (21). Nesta sexta-feira (22), a reunião dos presidentes ocupará toda a programação do segundo dia de evento, com debates sobre diversos temas relacionados à atuação da Justiça Eleitoral no país. Ao final do evento será divulgada a Carta de João Pessoa, documento que reunirá as deliberações discutidas para encaminhamento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além da definição da data e local do próximo Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil. O evento acontece no Oceana Atlântico Hotel, no bairro do Bessa, em João Pessoa.

Sobre o Coptrel


Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. É presidido pelo desembargador Silmar Fernandes, que é também presidente do TRE-SP.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a sexta-feira, das 12 às 19 h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas; [Interior] das 08 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas. |[Plantão eleitoral]| : sábados, domingos e feriados, das 14 às 19 horas.

Acesso rápido