9 urnas passam por Auditoria em Natal neste domingo (27)
5 passam pelo Teste de Integridade sem Biometria, 1 com Biometria e 3, pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas
Neste 2º turno das eleições, 9 urnas sorteadas na manhã de ontem (26), estão sendo auditadas em Natal. São as urnas das seguintes seções:
1 urna para teste de integridade com biometria
Zona 02 – Seção 513 – Local – Colégio Marista
5 urnas para teste de integridade
Zona 01 – Seção 541 – Local – Escola Estadual Professor Josino Macedo
Zona 69 – Seção 332 – Local – Escola Municipal Professora Francisca de Oliveira
Zona 03 – Seção 122 – Local – Instituto Presidente Kennedy
Zona 04 – Seção 439 – Local – CMEI – Arnaldo Assênio de Azevedo
Zona 69 – Seção 149 – Local – Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio
3 urnas para teste de autenticidade dos sistemas eleitorais
Zona 01 – Seção 275 – Local – Creche Galdina Barbosa Silveira Guimarães
Zona 02 – Seção 194 – Local – Escola de 1º grau Dom Marcolino Dantas
Zona 03 – Seção 245 – Local – Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti
Locais
- Teste de Integridade sem Biometria – Av. Rui Barbosa, 215, Tirol, Natal/RN
- Teste de Integridade com Biometria – Rua Apodi, 330, Tirol, Natal/RN
- Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais – Creche Galdina Barbosa Silveira Guimarães (Rua João XXIII, 1565, Mãe Luiza, Natal/RN); Escola de 1º grau Dom Marcolino Dantas (Rua Jaguarari, 1678, Alecrim, Natal/RN) e Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti (Rua das Verbenas, Capim Macio, Natal/RN).
O sorteio
O sorteio foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE-RN no YouTube. O evento aconteceu a partir das 7h no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), localizado na Av. Rui Barbosa, nº 215, Tirol, Natal/RN, e foi transmitido pelo Canal do TRE-RN no Youtube.
Participaram do sorteio a presidente do TRE-RN, Desembargadora Lourdes Azevêdo, a Procuradora Regional Eleitoral Clarisier Morais, a Juíza Ana Paula Nunes, presidente da Comissão de Auditoria da votação eletrônica para as eleições 2024, o Procurador da República e representante do Ministério Público, Fernando Rocha de Andrade, Ana Esmera Pimentel, Diretora-geral do TRE-RN, além de integrantes da comissão de auditoria, auditores externos e servidores.
As urnas sorteadas para os testes de integridade sem biometria foram encaminhadas para o Fórum Eleitoral de Natal ainda na manhã de sábado.
Auditoria: Conheça cada um dos 3 testes
Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais
O Teste de autenticidade serve para verificar se o sistema da urna eletrônica é o mesmo autorizado pelo TSE. Essa auditoria acontece no domingo (27), no próprio local onde funciona a seção sorteada, antes do início da votação. O procedimento é realizado pelo juiz eleitoral com a presença das entidades fiscalizadoras, do presidente de mesa e mesários.
Teste de integridade das Urnas Eletrônicas
Este teste funciona da seguinte maneira: durante o horário da votação oficial (domingo 27/10, das 8h às 17h) votos que foram preenchidos nas cédulas de papel, com base nos candidatos oficiais do pleito, e armazenados em urnas de lonas lacradas são digitados nas urnas eletrônicas, simulando o funcionamento e a movimentação da seção eleitoral, inclusive com emissão da zerésima (documento que comprova não haver votos previamente registrados) no início dos trabalhos. No final da eleição será emitido o boletim de urna (BU) que contém a quantidade de votos registrados na urna eletrônica para cada candidato, e este quantitativo deve ser idêntico ao apurado nos votos no papel.
Lembrando que os votos lançados nas urnas testadas não interferem na votação oficial da eleição. Para garantir a transparência do processo, os trabalhos são realizados em ambiente aberto ao público, no fórum eleitoral de Natal, localizado na Av. Rui Barbosa, 215, Tirol e com transmissão ao vivo pelo Youtube.
Teste de integridade das urnas eletrônicas com biometria
O teste de integridade com Biometria será realizado no Colégio Marista (Rua Apodi, 330). O procedimento diferencia-se do que ocorre no Fórum Eleitoral de Natal porque as eleitoras e os eleitores das seções eleitorais auditadas serão convidados, depois de votar, a desbloquear com a sua biometria uma urna eletrônica idêntica à da sua seção de origem, montada em outra sala. Após a liberação, os votos lançados em cédulas de papel serão digitados por servidores no equipamento.
Da mesma forma que acontece com o Teste de Integridade das Urnas Eletrônica, o Teste de Integridade com Biometria não interfere na votação oficial do pleito.