Oficinas de Avaliação das Eleições 2024
As oficinas contaram com a participação das 60 zonas eleitorais e marcam o início da preparação para as Eleições 2026
Durante esses dias 30 e 31 de outubro, ocorreu no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE) o processo de avaliação das Eleições 2024. Divididos em 10 grupos de oficinas, os representantes de todas as zonas eleitorais e auxiliares de grupos de trabalho participaram desta última etapa de avaliação das eleições. Todo o processo foi esquematizado para avaliar os pontos fortes e fracos dessas eleições, já objetivando o planejamento e melhoria do próximo pleito, em 2026.
“Nós organizamos essa avaliação para que os principais envolvidos no planejamento e execução das eleições participem ativamente do que é prioritário para o planejamento das Eleições 2026”, relatou a chefe da Seção de Planejamento e Logística das Eleições, Jussara Borba Diniz.
Nos grupos, os participantes discutiram os problemas que ocorreram, fazendo levantamento de novos problemas e montando novas soluções e ideias para as próximas eleições. Os grupos foram divididos pelos temas: Planejamento, Fechamento de cadastro, Candidaturas, Mesários, Pessoal de Apoio, Auxiliares de Eleição, Locais de Votação, Contratações, Eventos, Comunicação.
José Carlos, Chefe de Cartório da 5ª zona eleitoral, participou da oficina que tinha como temática “Mesários”, e relatou que foram discutidas formas de aproximação da Justiça Eleitoral com esses agentes fundamentais no processo eleitoral. “ Não fazemos eleições sem mesários. Por isso estamos revendo, avaliando e propondo melhorias para a capacitação, convocação e comunicação entre as zonas e esses convocados que nos apoiam nas eleições”, comentou.
Participando da oficina de “Planejamento”, a Chefe da 47ª zona eleitoral, Marina Yasmin, relatou que o grupo buscou criar novas ideias para aprimorar os sistemas que auxiliam o desenvolvimento das eleições. “Somos o grupo responsável por pensar ideais que envolvem o planejamento da eleição como um todo, buscando a melhoria dos sistemas integrados que auxiliem o desenvolvimento do pleito”, disse.