Polo Mossoró sedia reunião de Avaliação das Eleições
Esta é a última reunião de avaliação com a presença de representantes de 22 zonas eleitorais
A reunião realizada na manhã desta quinta-feira (24) no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Mossoró, reuniu chefes de cartório e representantes de 22 zonas eleitorais (18ª, 29ª, 31ª,32ª, 33ª, 34ª, 35ª, 36ª, 37ª, 38ª, 39ª, 40ª, 41ª, 42ª, 43ª, 45ª, 47ª, 49ª, 54ª, 58ª, 63ª e 65ª ) da região Oeste. Esta foi a quarta e última reunião de avaliação reunindo as 60 zonas eleitorais do Estado.
A reunião faz parte do Plano de Ação das Eleições 2024, sendo a quarta de 6 fases de planejamento, que é coordenada por uma equipe de servidores, incluindo Marcos Maia, Secretário de Tecnologia da Informação e Eleições (STIE); Teresa Farache, Coordenadora de Eleições; Jussara Borba Diniz, Chefe da Seção de Planejamento e Logística de Eleições; além de ter a contribuição do Gabinete de Apoio ao Planejamento e Gestão da STIE.
As primeiras reuniões com os Polos I e II foram realizadas em Natal, nos dias 16 e 21 de outubro, reunindo chefes de cartório de 28 zonas eleitorais. No dia 23, o Polo III reuniu-se em Currais Novos, com a presença de 10 representantes das zonas. Os encontros têm o objetivo de aproximar as zonas da região e possibilitar um melhor feedback, debater melhorias a serem implementadas em novos pleitos, e entender melhor as especificidades de cada região.
Plano de Ação das Eleições
O planejamento das etapas e processos necessários para o desenvolvimento das eleições acontece antecipadamente às datas do pleito. Nesse sentido, o Plano de Ação das Eleições permite que os ajustes necessários e o surgimento de novos projetos sejam feitos, funcionando como uma última etapa da eleição e primeira etapa das próximas eleições.
Com o plano, é possível realizar as avaliação das eleições de forma participativa com servidores das zonas eleitorais; coletar os pontos fortes e fracos da execução do planejamento das eleições; permitir uma visão sistêmica dos envolvidos, para aperfeiçoar os processos eleitorais e de suporte, dentre outros objetivos gerais e específicos de cada eleição.
As próximas etapas do Plano de Ação dessas eleições ocorrerão nos próximos dias e correspondem às fases de oficinas e apresentação da avaliação e estratégia do PIELEI 2026.