Rejug e EJE promovem palestra sobre cidadania e democracia para estudantes
A palestra aconteceu hoje(30) na Escola Estadual Imperial Marinheiro, com a participação de 90 estudantes
A Rede de Escolas Judiciais e de Governo do Rio Grande do Norte (REJUG), através da Escola Judiciária Eleitoral Celina Guimarães Viana (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), está promovendo palestras com o tema “Cidadania, Democracia e Participação Digital”. Hoje (30), o projeto atuou na Escola Estadual Imperial Marinheiro, localizada na R. Araraí.
O momento contou com a participação de 90 alunos, das 7h30 às 11h, dividido em 2 turmas de 45 estudantes. A palestra é uma iniciativa da “REJUG Cidadania”, que busca promover ações cidadãs através de palestras dinâmicas, que discutem a importância de cada indivíduo na construção de uma sociedade melhor.
O Chefe do Gabinete de Apoio e Planejamento da Escola Judiciária Eleitoral (GAPEJE), Solon Rodrigues, disse que a expectativa para as palestras é a de despertar nos estudantes o interesse pelas instituições e exercício da cidadania. “Nossa expectativa é de que com essa essa segunda ação do projeto REJUG possamos dar continuidade à sensibilização dos adolescentes matriculados na rede pública, de forma a apresentar a importância da cidadania e das instituições que representam o Estado brasileiro”.
REJUG
A REJUG é uma articulação de livre adesão, sem caráter oneroso, entre instituições públicas do Estado, formalizada através de assinatura do Termo de Cooperação Acadêmica, Científica e Técnica composto pela Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte Desembargador Manoel de Araújo Silva – ESMARN.
A formatação da Rede tem como principal ganho a ampliação da oferta em cursos e atividades em geral, para servidores e agentes públicos vinculados às partes, como participantes de atividades de capacitação, aperfeiçoamento e de formação continuada promovidas pelas escolas. Também amplia-se o potencial para a promoção de estudos, pesquisas, projetos e trabalhos conjuntos, visando à superação dos desafios e a satisfação das necessidades de interesse comum das instituições participantes da rede.
Através desses objetivos, projetos como os das palestras em escolas da rede pública buscam ampliar e formar de maneira cidadã os estudantes, para que estes possam atuar de forma participativa nas decisões de interesse público e coletivo.