TRE-RN lança painel com dados de votação das urnas eletrônicas
Painel elaborado pela equipe de TI exibe dados detalhados dos votos registrados nas urnas, como data e hora
A Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (STIE/TRE-RN) disponibilizou um painel de Business Intelligence (BI) com dados detalhados obtidos a partir dos logs das urnas eletrônicas utilizadas nas eleições municipais de 2024. O projeto, desenvolvido pelos residentes em TI da instituição, visa aumentar a transparência e otimizar a gestão dos processos eleitorais e pode ser acessado por qualquer eleitor, no site oficial do TRE-RN.
Entenda o que é log de urna eletrônica
Os logs de urnas eletrônicas são dados públicos da votação, mas que não revelam os votos de cada eleitor. Em linguagem de programação, log de aplicação é uma expressão utilizada para descrever o processo de registro de eventos relevantes em um sistema computacional. A urna eletrônica registra todas as atividades de funcionamento e eventuais falhas em arquivos de log, que ficam disponíveis para avaliação.
Contudo, embora registre a data e a hora em que um eleitor iniciou a votação, bem como o nome de cada cargo em votação, o log não registra informações como número do título de eleitor e nem revela o voto. Isso porque, embora o armazenamento dos votos seja feito de modo que ninguém, nem mesmo a Justiça Eleitoral, possa saber em que candidato cada eleitor votou, por precaução, também não é registrado em que horas determinada pessoa votou.
Clique aqui e assista ao vídeo “Você sabe o que é log de urna?”, criado pela Justiça Eleitoral
Quais são os dados que ficam disponíveis no painel de BI
Por meio do painel, é possível acessar informações cruciais como os horários de geração das primeiras e últimas zerésimas, o registro do primeiro e do último voto, além dos momentos de encerramento, transmissão e totalização de votos em cada seção eleitoral do estado. O painel também oferece a distribuição da frequência de votos ao longo do dia, com a possibilidade de aplicar filtros por município, zona eleitoral, local de votação, seção e turno da eleição.
Além disso, o sistema apresenta análises sobre os tempos médios de habilitação e votação dos eleitores, bem como o intervalo de tempo entre votantes durante o pleito. Outro dado importante disponibilizado é o número de urnas que passaram por contingência no dia da eleição, com a discriminação por modelo de equipamento. O painel também registra quantas vezes as urnas foram reiniciadas, além de monitorar se operaram com baterias internas ou externas.
Essas informações oferecem uma visão abrangente sobre o desempenho das urnas eletrônicas e permitem aprimorar as rotinas de logística das zonas eleitorais, beneficiando diretamente as equipes responsáveis pelo planejamento das eleições. O painel está acessível pela Internet e pode ser acessado por qualquer pessoa, a partir do Sistema de Painéis de Gestão do TRE-RN, por meio do link abaixo.
Vem conferir o Painel de Gestão com dados das urnas!
O projeto foi desenvolvido após o 1º turno das eleições de 2024, dentro do programa de Residência em TI do TRE-RN. A equipe de residentes responsáveis pelo painel é composta por Fernando Lucas, Christian Lima e Jefferson Leocádio, sob a coordenação do especialista residente Luis Carlos Oliveira. O trabalho contou ainda com o acompanhamento de Osmar Fernandes, Coordenador de Sistemas Corporativos do TRE-RN.