Universitários de Direito da Estácio conhecem o TRE-RN

As visitas ocorreram nos dias 9 e 10 com os alunos do Núcleo de Práticas Jurídicas  da Estácio

As visitas ocorreram nos dias 9 e 10 com os alunos do Núcleo de Práticas Jurídicas  da EstácioUniversitários de Direito da Estácio conhecem o TRE-RN

Mais de 50 estudantes das turmas de direito da Faculdade Estácio de Sá, realizaram uma visita ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) nesta quarta (9) e quinta-feira (10). A iniciativa faz parte do planejamento de aulas do Núcleo de Práticas Jurídicas da faculdade para que os estudantes possam entender o funcionamento dos órgãos essenciais à Justiça. 

A professora do Núcleo, Viviane Arruda, disse que o momento é relevante para que os alunos vivenciem a prática dos tribunais. “Hoje nós temos quatro cadeiras de práticas (...) esses alunos, em específico, estão na prática de Direito Público e nós trouxemos eles para conhecer o TRE. Principalmente nesse semestre é importante eles vivenciarem o Tribunal em época eleitoral”, comentou Viviane. 

Nas visitas, os alunos tiveram a oportunidade de assistir uma Sessão Plenária do Tribunal, observando o funcionamento das sessões e o tipo de conteúdos abordados. Além disso, os estudantes visitaram o “Plenarinho”, uma reprodução do antigo Plenário do Tribunal, e o Centro de Memória Eleitoral Professor Tarcísio Medeiros.  

As visitas foram guiadas e supervisionadas pela servidora do TRE-RN, Andressa Castro, chefe do Núcleo de Cidadania e Ações Sociais (NCAS). “O NCAS, ligado à Escola Judiciária Eleitoral, faz esse trabalho de recepcionar estudantes de escolas e universidades ao longo de todo o ano. Nosso papel é apresentar para eles o funcionamento do Tribunal e mostrar como a Justiça Eleitoral vem exercendo um papel fundamental para o fortalecimento do processo democrático no país”, acrescentou Andressa.

Os alunos também visitaram os gabinetes dos juízes que fazem parte da Corte. O momento é de extrema relevância para que os alunos possam entender melhor o funcionamento de um Tribunal Eleitoral e incorporar novos conhecimentos aos seus estudos. “É minha primeira visita ao TRE e está sendo uma experiência bem ampla, que está me dando informações sobre as quais eu ainda não tinha conhecimento”, disse a universitária Michelane Kelly. 

Acesso rápido