Começam os treinamentos de auxiliares para as Eleições 2024
A capacitação dos 284 técnicos contratados para o serviço iniciou nesta terça-feira (10)
Nesta terça-feira (10), iniciaram-se os treinamentos para os auxiliares que vão trabalhar nas Eleições 2024. O curso tem duração de dois dias, iniciando às 9h e indo até as 18h, no Centro de Treinamento da Justiça Eleitoral (COJE), em Natal. Nos demais municípios, os treinamentos também estão sendo realizados em locais determinados pela Justiça Eleitoral do Estado. O treinamento consiste em capacitar esses ajudantes nas atividades de manutenção e contingência de urnas eletrônicas, além de outras desempenhadas por eles.
Paulo Lins, servidor da Seção de Urnas Eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), diz haver diferenças entre as funções desenvolvidas pelos auxiliares e mesários. “Diferentemente dos mesários, que trabalham nas seções eleitorais, os auxiliares dão suporte aos Cartórios Eleitorais e ao Chefe de Cartório em todo o processo de manutenção e contingência das urnas”.
Outra grande diferença é o fato de os auxiliares serem de empresas terceirizadas, enquanto os mesários são cidadãos que voluntariamente ajudam a Justiça Eleitoral propriamente no dia das eleições.
Atividades dos auxiliares de eleições
As atividades terceirizadas para os auxiliares tem como objetivo a prestação de apoio administrativo às atividades de preparação e realização para as Eleições 2024. Esses auxiliares prestam serviços comuns, com natureza de apoio administrativo, acessórios às atividades de preparação e realização das Eleições, mediante alocação de postos de trabalho para atuação nas Zonas Eleitorais, na Seção de Urna Eletrônica (SUE), na Seção de Sistemas Eleitorais e Apoio às Eleições (SSAE) e na Seção de Planejamento e Logística de Eleições (SPLE) do TRE/RN.
Algumas das atividades desenvolvidas por esses ajudantes são:
Participar e realizar as vistorias e preparação dos locais onde ocorrerão atividades próprias do período eleitoral (votação, geração de mídias e preparação de urnas, transmissão descentralizada), bem como dos locais onde funcionarão as Juntas Eleitorais;
Organizar e distribuir os materiais e equipamentos a serem utilizados nas eleições, inclusive mídias e urnas eletrônicas;
Recolher, organizar e armazenar os materiais e equipamentos utilizados nas Eleições;
Verificar as condições físicas dos locais onde serão realizadas votações e outras atividades eleitorais;
Verificar a infraestrutura para ligação dos equipamentos a serem utilizados nas Eleições;
Substituir mídias, suprimentos, equipamentos e materiais de consumo a serem utilizados nas eleições;
Lançar informações em sistemas informatizados e equipamentos a serem utilizados nas eleições, quando necessário, inclusive para fins de teste pós-transporte e teste de integridade;
Auxiliar na campanha de divulgação do voto;
Auxiliar nos simulados nacionais e locais;
Auxiliar na capacitação de mesários e pessoal de apoio logístico;
Atuar na preparação das urnas durante a audiência de geração de mídias e preparação de urnas;
Prestar apoio operacional em audiências próprias do período eleitoral;
Prestar apoio na instalação das seções eleitorais, na véspera da eleição;
Atuar nas contingências relacionadas aos equipamentos a serem utilizados nas eleições;
Atuar nas atividades cartorárias relativas à preparação e execução das eleições;
Atuar na limpeza, embalagem adequada e organização das urnas eletrônicas após as eleições (verificação de urnas pós-eleição, conforme instruções do(a) chefe de cartório respectivo e/ou do(a) chefe da SUE); entre outras.
Como o trabalho dos mesários, servidores e outros colaboradores da Justiça Eleitoral, o trabalho dos auxiliares é relevante para o desenvolvimento de eleições transparentes e eficientes, objetivando uma maior confiabilidade e agilidade no processo eleitoral.