Use o Pardal para denunciar propaganda eleitoral irregular

Aplicativo acumula hoje (17), um total de 865 denúncias, a maioria envolve candidatos a vereador

Aplicativo acumula hoje (17), um total de 865 denúncias, a maioria envolve candidatos a vereador

Em funcionamento desde 16 de agosto, início da propaganda eleitoral, o Pardal, aplicativo da Justiça Eleitoral, registrou até as 19h desta terça (17) 865 denúncias de propaganda irregular no Rio Grande do Norte.

O Pardal possui suas versões em aplicativo, web e também o Pardal ADM. Em qualquer uma das versões, o eleitor pode denunciar irregularidades na propaganda. No Pardal Móvel, disponível para smartphone e tablet, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo.   

A capital, Natal, apresenta o maior número de denúncias eleitorais, com o número total de 137.  Logo em seguida estão os municípios de Touros (67), Parnamirim (66), São José de Mipibu (55), e Upanema, com 41 denúncias. Confira na tabela abaixo o número de denúncias por cargos e Coligações: 

PREFEITO

VEREADOR

VICE-PREFEITO

PARTIDO/COLIGAÇÃO/FEDERAÇÃO

251

318

8

288

Para conferir mais dados e estar sempre atualizado sobre o assunto, acesse o Pardal Web

Outras formas de denunciar 

É importante ressaltar que o Pardal somente recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular. Dentro do app, há um botão que direcionará as pessoas denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais.   

Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.   



ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 165, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. |[Cartórios Eleitorais]| : de segunda a sexta-feira: na Capital das 8 às 14 horas, no interior do Estado, das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TRE-RN utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Verifique também como o TRE-RN atua para proteger dados pessoais e quais são os seus direitos com a Lei Geral de Proteção de Dados .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.