TRE-RN faz adesão à campanha “Abril Verde” do MPT/RN

A data busca conscientizar e prevenir acidentes e doenças do trabalho

A data busca conscientizar e prevenir acidentes e doenças do trabalhoTRE-RN faz adesão à campanha “Abril Verde” do MPT/RN

Em adesão à Campanha “Abril Verde”, de promoção à saúde e à segurança no ambiente de trabalho, promovida pelo  Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) promoverá a repercussão das ações promovidas pelo MPT/RN. Além disso, já iluminou a fachada da Sede do Fórum da capital, que fica localizado na Av. Rui Barbosa, 165, Tirol, na cor verde.

Objetivando promover o diálogo social na busca de soluções estratégicas para enfrentar os efeitos das alterações no clima, o MPT/RN promoverá  a realização de Audiência Pública no dia 24 de abril, das 8:30h às 12:00h, no auditório da sua sede Natal, com o tema "Mudanças Climáticas e Impactos no Meio Ambiente de Trabalho".

Abril Verde

O Abril Verde é o mês dedicado a discutir, com toda a sociedade, a saúde, a segurança e a prevenção de riscos no meio ambiente do trabalho. O movimento teve início em 2014 com o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba (Sintest-PB), em parceria com a Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Paraíba.

Duas datas significativas para a segurança e a saúde no trabalho marcam o mês de abril e justificam a sua escolha para a realização da campanha.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada em 7 de abril de 1948, dia em que também passou a ser celebrado o Dia Mundial da Saúde, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância de cuidar da saúde e da necessidade de atenção quanto aos determinantes e condicionantes do processo saúde e doença, neles incluído o trabalho.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho. A data foi escolhida por marcar a promulgação da primeira lei que representou avanços para a saúde e a segurança no trabalho, em 1919, em Ontário, no Canadá.

A data também é uma referência à memória de 78 mineiros mortos durante explosão em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.121/2005, como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Acesso rápido