TRE-RN já beneficiou mais de 10 mil estudantes com projeto Eleitor do Futuro
Em quatro meses, o projeto já alcançou mais da metade do números de beneficiados ao longo do ano de 2024

Ainda neste mês de abril, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) atingiu a marca recorde de mais de 10 mil estudantes beneficiados com o projeto Eleitor do Futuro, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral através do Núcleo de Cidadania e Ações Sociais.
No ano de 2024, 20.872 estudantes – cerca de 0,8% do eleitorado do estado – participaram do programa, sendo realizadas mais de 400 eleições em escolas com jovens de nível fundamental e médio. Este ano, já no mês de abril, o Tribunal atingiu metade do número de alunos. A meta é ultrapassar os anos anteriores e impactar mais jovens com ações de cidadania e conscientização sobre a importância do engajamento eleitoral e da participação democrática.
Nas ações deste ano, além de palestras de sensibilização com os discentes, foram realizadas votações de grêmio e de representantes de turma em vários colégios do estado, tanto da rede pública quanto da privada.Até agora, algumas das instituições atingidas pelas ações foram o Colégio Marista, Ciências Aplicadas, Instituto Pio XII de São José de Mipibu, Colégio CDF, entre outras.
Projeto Eleitor do Futuro
O Programa Eleitor do Futuro existe desde 2004, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral que desenvolve, por meio de palestras, oficinas e eleições não oficiais, ações de educação para a cidadania em escolas das redes pública e privada no RN.
As intervenções nas redes pública e privada de ensino têm sido planejadas entre a EJE-RN e as coordenações pedagógicas de cada escola, promovendo uma construção conjunta de planos de aula e metodologias pedagógicas a serem empregadas, para que as atividades desenvolvidas estivessem associadas a resultados concretos e impactos reais na vida dos estudantes.
Assista ao vídeo sobre oPrograma Eleitor do Futurodo TRE-RN.