TRE-RN promove roda de conversa sobre Autismo e Saúde Mental
Evento ocorrerá dia 11 de abril, às 10h, no Plenário do TRE, durante a Semana Nacional da Saúde

A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte irá promover no dia 11 de abril, a roda de conversa “Autismo e saúde mental em famílias neurodivergentes”, às 10 horas, no Plenário do TRE-RN, com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal no Youtube. O evento será realizado pelos servidores do Regional que fazem parte de famílias neurodivergentes: Adriano Nóbrega, sua esposa Maria José e um de seus dois filhos com autismo, Arthur; o servidor André Lins Leal, pai de Heitor, jovem com autismo, e o psicólogo Waldylécio Souza.
O objetivo é que magistrados, servidores, estagiários e terceirizados aproveitem esse espaço de diálogo e aprendizado para promover a troca de experiências, desmistificar o autismo, fortalecer redes de apoio e promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.
Durante o evento, serão abordados temas como os desafios enfrentados pelas famílias, a importância do diagnóstico, que tipos de intervenções essas famílias adotaram, quais os direitos das pessoas autistas, e como desenvolver estratégias para garantir mais acessibilidade e inclusão em diversos ambientes, como escolas, empresas e espaços públicos.
Semana Nacional da Saúde
A roda de conversa “Autismo e saúde mental em famílias neurodivergentes” faz parte parte da Semana Nacional da Saúde, que será comemorada pela primeira vez, entre os dias 07 a 11 de abril, onde todo o judiciário se mobiliza em eventos, palestras e campanhas para esclarecimento sobre saúde, segundo previsto no art. 5º B da Resolução CNJ nº 107/2010.
O Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (FONAJUS) solicita que em todo o Brasil haja mobilizações para a comemoração dessa semana para que nesse período sejam realizados eventos educativos como palestras e/ou campanhas de esclarecimentos sobre o tema saúde.
Se você é autista, familiar, profissional da área ou simplesmente deseja aprender mais sobre o tema e contribuir para uma sociedade mais empática, sua presença será muito bem-vinda
Peço, também, que tais eventos sejam devidamente documentados e registrados, com envio posterior ao Comitê Estadual da Saúde do RN, objetivando a divulgação ao FONAJUS, que pretende comemorar os 15 anos de atuação com essas ações que ocorrerão em todo o Brasil. Este Comitê também está preparando algumas atividades comemorativas alusivas a data, que logo mais serão divulgadas, para as quais poderão ser convidados os servidores e servidoras desta Justiça Eleitoral. Sem mais para o momento, renovo protestos de estima e consideração.