Comissão de Participação Feminina discute ações para 2025

Nova presidente, juíza Martha Danyelle, pretende interiorizar ações da Comissão

Nova presidente, juíza Martha Danyelle, pretende interiorizar ações da ComissãoComissão de Participação Feminina discute ações para 2025

Nesta quinta-feira (27), na sala do Laboratório de Inovação, ocorreu a primeira reunião da Comissão de Participação Feminina do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) para alinhar e organizar o Plano de Ação do grupo para o ano de 2025. 

Foram discutidos possíveis projetos e ações que serão desenvolvidos com o objetivo de alcançar a metas de equidade de gênero e participação feminina no Tribunal e na sociedade de modo geral, através do fomento de discussões por meio de palestras, rodas de conversas, podcast e outras ações que foram alinhadas durante a reunião. 

Um dos objetivos da comissão neste ano é a expansão dos projetos para outras regiões do interior do Estado, descentralizando e democratizando as ações para que todas as cidadãs, servidoras e colaboradoras possam contribuir com a participação efetiva das mulheres no Poder Judiciário e na sociedade civil. 

Participaram da reunião a juíza Presidente da Comissão, Martha Danyelle; a Assessora Chefe de Comunicação Sara Cardoso, representando a presidência deste Tribunal; Paulinea Lima, da Assessoria de Integração; a Chefe de Cartório da 18º zona eleitoral, Bonnie Vilas Boas; a Chefe de Cartório da 52º zona eleitoral, Rebeca de Almeida; Solon Rodrigues, Chefe do Gabinete de Apoio e Planejamento da Escola Judiciária Eleitoral (GAPEJ); Andressa Castro, do Núcleo de Cidadania e Ações Sociais da EJE; e Rossana Nóbrega, da Coordenadoria de Direitos Políticos e Cadastro Eleitoral da Corregedoria Regional Eleitoral.

Resolução CNJ 

A Comissão cumpre com as normas da  Resolução 255/2018  do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a instituição da participação feminina no Poder Judiciário. Além disso, a resolução também prevê a propositura de diretrizes e mecanismos que assegurem a igualdade de gênero e a participação de mulheres em cargos de chefia e assessoramento.

Acesso rápido