Juíza Ticiana Nobre despede-se da Corte do TRE-RN
Magistrada ocupava a cadeira de juíza na Corte desde o biênio 2021-2023, como suplente, e de 2023-2025 como titular

Na manhã de hoje (24), na sessão ordinária nº 4, despediu-se da Corte do Tribunal Regional do Rio Grande do Norte (TRE-RN) a juíza Ticiana Nobre. Membro desta Corte desde o biênio 2021-2023, a juíza ocupava uma das cadeiras reservadas aos juízes de direito, contribuindo durante todos esses anos para o bom funcionamento e julgamentos do Tribunal.
O discurso de despedida foi feito pelo juiz Fábio Bezerra, que enfatizou a competência da magistrada nas áreas onde atuou no Regional.“Ticiana entrega em cada ato uma parte de si. E com essa entrega, ela deixa um legado inspirador, marcando para sempre a história dessa casa e daqueles que tiveram o privilégio de caminhar ao seu lado”, declarou.
O início da trajetória de Dra. Ticiana Nobre no Tribunal iniciou em fevereiro de 2020, como Juíza Auxiliar da Presidência, na gestão do Desembargador Glauber Rêgo, onde exerceu a função até abril de 2020. Na sequência, foi nomeada Juíza Auxiliar da Corregedoria, que tinha na titularidade o Desembargador Cláudio Santos, onde ficou até 31 de agosto de 2022. Além disso, de janeiro de 2021 a janeiro de 2023, assumiu a suplência de uma das cadeiras da Corte, sendo reconduzida ao cargo em janeiro de 2023 como juíza titular do Colegiado até o encerramento do seu biênio em 26 de janeiro de 2025.
Fábio Bezerra destacou ainda o trabalho da juíza à frente da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TRE/RN) por 2 biênios, 2021-2023 e 2023-2025. Esta foi a gestão mais longeva da EJE em mais de 20 anos de existência com a criação da primeira unidade exclusivamente voltada ao Ensino à Distância do TRE-RN; lançamento de um novo ambiente virtual de aprendizagem; implantação de uma gestão unificada dos cursos presenciais através da plataforma digital EDUCA-TRE; assinatura de parcerias importantes, como com a Rede de Escolas Judiciais e de Governo do RN (REJUG); entre outras ações.
“Na área de cidadania, os projetos coordenados pela juíza Ticiana Nobre foram destaques em várias partes do país, sendo referência a forma como o TRE-RN utiliza urnas eletrônicas nas escolas públicas e particulares, promovendo a apresentação e a valorização do voto de forma prática, pela customização dos equipamentos com dados reais dos candidatos alunos”, ressaltou Bezerra.
Além das atividades jurisdicionais, a juíza Ticiana exerceu o cargo de presidente das Comissões contra o Assédio no Segundo Grau e de Participação Feminina, além de ter participado da Comissão Permanente de Jurisprudência, sendo responsável pela coordenação das análises dos artigos que foram publicados narevista eleitoral deste Tribunal.
O desembargador Ricardo Procópio elogiou a carreira brilhante da juíza na magistratura. “Eu sou testemunha disso de muito perto. Eu já tinha tido esse privilégio de usufruir de sua companhia em outro órgão colegiado, quando integramos a Segunda Turma Recursal do Juizado Especial do RN. É difícil dizer onde ela foi melhor, mas sei que lá ela sempre foi campeã de votos. No entanto, ela não se sobressai apenas em dados quantitativos, mas também em dados qualitativos, nas suas decisões, no seu empenho, no seu esforço, no seu comprometimento com a jurisdição”, elogiou o desembargador.
Emocionada com a despedida da colega, a juíza Suely Silveira falou da felicidade em trabalhar com Ticiana e desejou felicidades na nova caminhada da juíza, assim como os juristas Marcello Rocha e Daniel Maia. A procuradora Eleitoral Clarisier Morais, além de falar da notável participação da juíza, falou da grande pessoa que ela é. “Dra. Ticiana transparece, no seu dia a dia, um pouco da inspiração que ela nos trás (...) muito obrigada pela convivência. Espero poder vê-la e admirar, cada vez mais, seu crescimento”, disse.
Em nome da advocacia, Dra. Adriana Magalhães, que já compôs a Corte, também destacou as boas qualidades e empenho da juíza. “Dra. Ticiana nos brindou com decisões brilhantes, para além do tecnicismo jurídico, cumprindo com maestria o que lhe competia fazer. Mais um capítulo se encerra e mais um ciclo se renova. Siga firme em seu caminho virtuoso e valoroso”, declarou.
A Presidente deste Tribunal, desembargadora Lourdes Azevedo, também direcionou algumas palavras em agradecimento ao trabalho da juíza na Corte do TRE-RN. “Dra. Ticiana deixou aqui sua marca e sua atuação também fica registrada por decisões técnicas e resistentes, sempre pautadas na defesa da legislação e da democracia”, disse a Presidente.
Agradecendo as palavras de despedida, Ticiana Nobre relembrou seus momentos durante os anos de atuação no TRE-RN e agradeceu a todos. “Passar esse tempo aqui no TRE-RN trouxe não só boas memórias para minha vida, mas também me fez reviver e sedimentar todo meu conhecimento obtido desde o começo da carreira sobre Direito Eleitoral. Aqui, fiz amigos. Foi uma experiência que eu agradeço ter passado e tenho muito a agradecer ao TRE-RN”, disse.
Assistaaqui a sessão completa.
Sucessor
Na próxima sessão, dia 28 de janeiro, tomará posse como titular, o juiz Eduardo Pinheiro, que era suplente. A indicação do magistrado foi feita pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), no dia 18 de dezembro de 2024, para o biênio 2025-2027. Para suplente de Pinheiro foi definido o nome do juiz João Afonso Pordeus.