Planejamento Estratégico
NEGÓCIO :
O negócio da EJERN consiste em prover a atualização e a especialização em Direito Eleitorala magistrados e servidores; desenvolver ações institucionais de responsabilidade social e de projetos de educação para a cidadania política; realizar ações de estímulo ao estudo, à discussão, à pesquisa científica em matéria eleitoral; e, ainda, promover a pesquisa e a preservação da memória institucional da Justiça Eleitoral.
MISSÃO :
A EJERN possui como missão fortalecer a democracia através do estudo, da pesquisa e da cidadania.
VISÃO PARA 2020 :
Ser reconhecida pela inovação em ensino, pesquisa e ações de cidadania e pelas boas práticas de governança e gestão.
VALORES :
Conjunto de virtudes e crenças que nortearão as ações da EJERN no período em referência.
- Ética
- Transparência
- Inovação
- Responsabilidade Social
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:
Com a finalidade de buscar o alcance da visão estabelecida para 2020, foram definidos 7 (sete) objetivos estratégicos, a seguir detalhados, distribuídos nas dimensões Aprendizagem/Inovação, Processos Internos e Valor para o Cliente.
Aprendizagem/Inovação
- Desenvolver habilidades técnicas e comportamentais : Capacitar a equipe em técnicas de organização e conservação do acervo, atendimento ao cliente, criação de exposições e de gestão de processos e de projetos.
- Estruturar o acervo museológico : Catalogar, ordenar, e classificar o conjunto de documentos e peças existentes no Centro de Memória, com base nas boas práticas de organização de museus e buscando o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade.
Processos Internos
- Aprimorar os processos internos de trabalho : Dar continuidade ao mapeamento e modelagem dos processos e padronizar os modelos de formulários e tipos de respostas aos usuários, mantendo o necessário alinhamento com as políticas e padrões estabelecidos pelo Tribunal.
- Promover a digitalização da massa documental : Digitalizar o acervo documental existente no Centro de Memória, de forma a possibilitar a disponibilização das formações ao público interessado. Inclui-se aqui, também, o registro fotográfico das peças tridimensionais.
- Aprimorar a comunicação interna e externa : Disponibilizar, em meios eletrônicos, um maior número de dados e informações de interesse da sociedade e ampliar a divulgação das ações e eventos promovidos pelo NCEM, de forma a contribuir para o aumento de visitantes internos e externos ao acervo existente.
Valor para o Cliente
- Aprimorar o atendimento ao público : Aprimorar as técnicas de atendimento ao visitante e ao demandante de pesquisas, buscando garantir qualidade e celeridade.
- Satisfazer às demandas da sociedade : Estruturar dados e informações comumente requeridos pelo público, de forma a garantir, previamente, o atendimento das demandas de pesquisa.
MAPA ESTRATÉGICO:
O diagrama a seguir consolida o direcionamento estratégico da EJERN para 2019-2020:
( Link para o Mapa Estratégico da EJERN)
A análise dos cenários interno e externo tem como finalidade principal facilitar a tomada de decisões na definição das estratégias de negócios. Identificar os fatores internos (pontos fortes e fracos) e externos da organização (oportunidades e ameaças) que impactem – de forma positiva ou negativa – a sua missão e visão. Nesse sentido, foi utilizada a matriz SWOT , que consiste em ferramenta que possibilita definir o conjunto de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (em inglês, respectivamente: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats ).
O quadro que segue apresenta os cenários interno e externo vislumbrados para o biênio 2019-2020, demonstrando certo equilíbrio entre aspectos positivos e negativos que impactam o negócio da EJERN, porém com maior peso nos pontos fortes da organização, os quais merecem ser aproveitados.
( Link para o Diagrama de Análise SWOT )
CADEIA DE VALOR (MACROPROCESSOS):
Na esfera pública, para atender às crescentes demandas da sociedade, o foco é a modernização das organizações e a melhoria de seu desempenho, por meio da utilização de ferramentas de gestão mais eficazes e da racionalização de seus processos de trabalho, motivando, assim, a implantação da gestão por processos nas instituições.
Nesse sentido, buscando a imersão na cultura de gerenciamento de processos organizacionais, em 2019, foi concebida a Cadeia de Valor da EJERN, proporcionando uma visão geral do inter-relacionamento entre seus principais processos de negócio, em busca de geração de valor aos seus clientes, a partir da identificação das demandas (entradas).
( Link para a Cadeia de Valor)