Gestão da Integridade

A imagem é um selo em formato circular com um fundo verde. No topo, há uma parte do mapa do Bras...
Imagem de dois círculos na cor verde com um menor acima contendo uma imagem estilizada da bandeira do Brasil e uma faixa azul com a informação Participante

Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (Participante)

Esta página traz informações sobre a gestão da integridade no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), que podem ser acessadas pelos links em destaque.

O Brasil assinou a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que estabelece que os países devem adotar medidas para combater a corrupção, tanto no Brasil quanto em outros lugares. A data de 9 de dezembro foi escolhida como o “Dia Internacional contra a Corrupção”.

De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), pesquisas mostram que a corrupção é a principal preocupação dos brasileiros, superando temas como saúde, educação e emprego.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afirma que a integridade é essencial para o funcionamento das instituições políticas, econômicas e sociais, sendo fundamental para a boa governança pública. Isso significa que tanto as organizações quanto os servidores públicos devem agir com base em valores e princípios éticos, sempre colocando o interesse público acima dos interesses pessoais.

Em 2021, o TRE-RN aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), dando um grande passo em direção à integridade. A integridade é o valor central que orienta as ações e decisões do tribunal, garantindo uma administração pública eficiente, transparente e ética, com compromisso e seriedade.

Atos normativos e referenciais

Lei n.º 12.846, de 1º de agosto de 2013

Dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências (Lei Anticorrupção).

ODS 16 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, plano global instituído em setembro de 2015

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n.º 16 consiste em "promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis". Uma das finalidades deste ODS objetiva reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas.

Resolução TRE-RN n.º 17, de 19 de dezembro de 2017

Política de Gestão de Riscos da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte.

Referencial de Combate a Fraude e Corrupção: Aplicável a Órgãos e Entidades da Administração Pública/2018 – TCU, 2a edição

Formato PDF.

Resolução TRE-RN n.º 29, de 05 de dezembro de 2019

Sistema de Governança e Gestão da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte.

Resolução CNJ n.º 410, de 23 de agosto de 2021

Normas gerais e diretrizes para sistemas de integridade no âmbito do Poder Judiciário.

Acórdão TCU/Plenário 1913/2024

Resultados do Levantamento de Governança, Sustentabilidade e Gestão nas organizações públicas federais.

Repositório Anticorrupção e Tecnologia do Poder Judiciário

Produto do Programa Justiça 4.0. Trata-se de base de dados que reúne referências bibliográficas sobre a atuação do Poder Judiciário em prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro e na recuperação e gestão de ativos, e, ainda, sobre o uso da tecnologia por atores das esferas pública e privada e da sociedade civil nos mesmos temas. 

Instrumentos e mecanismos do TRE-RN

  • Adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), em 2021, denotando o apoio explícito da alta administração desde aquela gestão (relação de participantes);

  • Política e Programa de Integridade (em construção);

  • Unidade responsável pela implementação e coordenação da gestão da integridade: Assessoria de Integração, vinculada diretamente à Presidência (Resolução TRE-RN n.º 106, de 23/05/2023); 

  • Objetivo estratégico “Promoção da integridade e da ética”, dentro da perspectiva Processos Internos do Plano Estratégico da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte 2021-2026, acompanhado do "índice de ações de promoção da integridade" (link para o Painel).


Ações educacionais sobre ética e integridade disponíveis

Cursos on-line e autoinstrucionais disponibilizados em 2023, pelo Programa Justiça 4.0 do CNJ:

  • Princípios Básicos em Integridade e Compliance

  • Formação de Gestores do Poder Judiciário em Integridade e Compliance

  • As matrículas podem ser feitas na plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud), acessível pelo link https://www.cnj.jus.br/eadcnj/.

Eventos on-line e autoinstrucionais sobre o PNPC disponibilizados pelo TCU:

Levantamento de Governança, Sustentabilidade e Gestão nas organizações públicas federais – 2024 (iESGo - TCU)